INTRODUÇÃO À RODA DE OLEIRO – NÍVEL 1

Turma 3, 14.00 às 17.30 | Esgotado
Turma 4, 18.00 às 21.30 (nível 2) | Esgotado
Preço €180 | Participantes mín. e máx. 6

Com uma longa e ilustre tradição no Oriente, a roda de oleiro é uma das técnicas proeminentes da arte cerâmica. Ao assentar no contacto directo e sensível da matéria-prima, estimula a criatividade e poder de expressão individual. Ao longo de seis sessões, este workshop vai dar a conhecer os passos fundamentais na técnica da roda de oleiro, tais como conformação, forma e acabamento. Os conteúdos programáticos incluem uma breve história da cerâmica (origem, evolução e características) e extensa prática em torno das técnicas de conformação, a saber, formas abertas e fechadas, taças, cilindros, formas bojudas e tampas.
No final da aprendizagem, os participantes terão adquirido o conhecimento e competências necessárias para desenvolver formas básicas, dando largas ao seu potencial criativo.

Ricardo Lopes é ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004 e estagiou na Polónia, França, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. No seu currículo acumula inúmeras formações sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais e participações em exposições individuais e colectivas. É professor de Cerâmica em diversos projectos educativos, museus, escolas, ateliers, centros sociais e diversas instituições.

Nota | Esta atividade está esgotada. Em breve agendaremos novas edições. Caso tenha interesse em ser notificado/a das mesmas, envie-nos um e-mail para este endereço dcc@foriente.pt com indicação da atividade pretendida.

Cancelamento de actividades | Até 30 Maio

Tendo em conta a evolução da pandemia de COVID-19, a Fundação Oriente decidiu cancelar todas as actividades programadas até ao final de Maio.

Pedidos de reembolso de inscrições devem ser dirigidos aos serviços da Fundação Oriente, através do email info@foriente.pt, indicando a actividade em causa.

Fundação Oriente, 26 Março

Mais Cursos e Conferências