INTRODUÇÃO À RODA DE OLEIRO

Quinta | 10.00 as 12.00 e das 14.00 às 17.00
Preço | €160,00/5 sessões
Participantes Mín/Máx 6

Com uma longa e ilustre tradição no Oriente, a roda de oleiro é uma das técnicas proeminentes da arte cerâmica. Ao assentar no contacto directo e sensível da matéria-prima, estimula a criatividade e poder de expressão individual. Ao longo de seis sessões, este workshop vai dar a conhecer os passos fundamentais na técnica da roda de oleiro, tais como conformação, forma e acabamento. Os conteúdos programáticos incluem uma breve história da cerâmica (origem, evolução e características) e extensa prática em torno das técnicas de conformação, a saber, formas abertas e fechadas, taças, cilindros, formas bojudas e tampas.
No final da aprendizagem, os participantes terão adquirido o conhecimento e competências necessárias para desenvolver formas básicas, dando largas ao seu potencial criativo.

Ricardo Lopes, ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004, tendo realizado estágios na Polónia, França, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. Participou em workshops sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais e foi artista residente no Japão, China e mais recentemente, na Índia. Integrou diversas exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Enquanto professor de Cerâmica, participou em diversos projectos educativos, sob a forma de cursos e workshops, em museus, escolas, ateliers, centros sociais e outras instituições públicas e privadas.

Mais Cursos e Conferências

A ÍNDIA RITUAL 04 Mai 16 - 29 Set 16 + INFO