INTRODUÇÃO À RODA DE OLEIRO – NÍVEL 1

Turma 2 | 18.00 às 21.30
Participantes | máx. 6
Preço | €180

Com uma longa e ilustre tradição no Oriente, a roda de oleiro é uma das técnicas proeminentes da arte cerâmica. Ao assentar no contacto directo e sensível da matéria-prima, estimula a criatividade e poder de expressão individual. Ao longo de seis sessões, este workshop vai dar a conhecer os passos fundamentais na técnica da roda de oleiro, tais como conformação, forma e acabamento. Os conteúdos programáticos incluem uma breve história da cerâmica (origem, evolução e características) e extensa prática em torno das técnicas de conformação, a saber, formas abertas e fechadas, taças, cilindros, formas bojudas e tampas.
No final da aprendizagem, os participantes terão adquirido o conhecimento e competências necessárias para desenvolver formas básicas, dando largas ao seu potencial criativo.

Ricardo Lopes é ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004 e estagiou na Polónia, França, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. No seu currículo acumula inúmeras formações sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais e participações em exposições individuais e colectivas. É professor de Cerâmica em diversos projectos educativos, museus, escolas, ateliers, centros sociais e diversas instituições.

Mais Cursos e Conferências

WORKSHOP DE MANDARIM 12 Jan 19 - 02 Fev 19 + INFO