A carregar...

WORKSHOP DE SAGE-MON

WORKSHOP

WORKSHOP DE SAGE-MON

Sexta | 7 Outubro | Gratuito, mediante inscrição
Com Fumiko Ogata
Horário | 14:30 às 16:30
Participantes | Máx. 30
M/15 anos

Por ocasião do Hinamatsuri, ou Festival das Bonecas - em que as bonecas são colocadas numa estrutura em escada -  as famílias da zona de Yanagawa penduram os tradicionais Sage-mon, pequenos objectos decorativos que atraem a sorte.

No final da Era de Edo, começou-se a decorar o Hina-dan (estrutura em escada) com saquinhos feitos de retalhos de kimono, com diversos motivos desenhados e bordados, como por exemplo o grou, o coelho ou o saco do tesouro, entre outros, considerados auspiciosos, com o objectivo de desejar a felicidade das meninas. A ‘Mari Tradicional de Yanagawa’ é uma bola decorada com linhas de sete cores brilhantes, que faz parte do Sage-mon. Muito apreciado, é considerado um amuleto valioso para atrair a felicidade.

O workshop começa com uma breve introdução à história e tradição do Sage-mon, seguindo-se a execução de uma ‘mari’ individual, sob a orientação da formadora.

Fumiko Ogata iniciou-se na arte da ‘mari’ (bola decorativa) em 1984, sob a sob a orientação da mestra Michi Kitagawa, sua tia e 1ª Presidente da Associação de Preservação da Mari de Yanagawa (cidade a oeste do Japão).
Em 1992, abriu a sua própria escola de Mari de Yanagawa/Sage-mon em Kagoshima e em 1997 fundou a Associação de Estudos da Mari Tradicional de Yanagawa/Sage-mon, assumindo o cargo de presidente.
À publicação da colectânea Hi-damari (Canto Soalheiro) em 2003, seguiu-se em Yume-kaoru (Sonho Fragrante), em 2006. Pelo meio, realizou uma exposição de Sage-mon na Casa Ásia em Barcelona, em comemoração do ano de intercâmbio entre o Japão e a União Europeia (2005), a primeira de uma série de mostras e workshops sobre a arte da Mari/Sage-mon no Japão, Espanha, Estados Únicos, Taiwan e Rússia. Em 2015, Fumiko Ogata tornou-se Embaixatriz do Turismo de Yanagawa.

Em colaboração com a Embaixada do Japão

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal
 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL



 


 

Mais Cursos e Conferências

A ÍNDIA RITUAL 04 Mai 16 - 29 Set 16 + INFO
WORKSHOP DE MANDARIM 01 Out 16 - 22 Out 16 + INFO
WORKSHOP DE AMIGURUMI 09 Out 16 - 22 Out 16 + INFO
WORKSHOP DE FENG SHUI 03 Nov 16 - 17 Nov 16 + INFO
VER TODOS