KUSUDAMA PARA A ÁRVORE DE NATAL

Preço | €20,00
Participantes | Mín.7, Máx.12
M/16 anos

Este ano o Museu do Oriente vai ter uma árvore de Natal diferente. Vamos decorá-la com ornamentos de papel e convidar o público a participar na sua decoração com a dobragem de kusudama. Construiremos vários modelos , sendo que do mais simples faremos dois exemplares para deixar um na árvore do Museu.

Kusudama são os primeiros exemplos de origami modular no Japão e pensa-se que tiveram origem no período Heian (794-1192). Apresentavam uma forma esférica e continham, no interior, ervas aromáticas ou medicinais. Com o passar do tempo, as funções decorativas substituíram as curativas e as formas diversificaram-se. Longe de terem uma forma única, são potenciados pela criatividade individual como qualquer outro modelo de origami. Na sua forma mais simples, aparecem como um conjunto de flores de papel que formam uma esfera. No entanto, ao longo dos anos e das experimentações dos entusiastas das dobragens de papel, os módulos têm vindo a adquirir formas cada vez mais surpreendentes.

Constança Arouca
concluiu em 2004 o Curso Avançado em Artes Plásticas e, no ano seguinte, o Projecto Individual no Curso de Imagem em Movimento, ambos na Ar.Co. Em 2016 concluiu o mestrado de Antropologia – Culturas Visuais, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Cheque nº   Banco   Montante

Mais Cursos e Conferências