A carregar...

VISITAS ORIENTADAS TEMÁTICAS


VISITAS ORIENTADAS TEMÁTICAS

Sextas | 19.00 às 20.00 | €6,50 | Participantes mín.6, máx.25 | Maiores de 16 anos



28 Outubro
QUE CHINA A DE CAMILO PESSANHA?
Com Ricardo Mendes

No ano em que se assinalam 90 anos sobre a morte de Camilo Pessanha (1867- 1926), convidamos a conhecer - através de uma visita orientada ao núcleo de Camilo Pessanha da exposição Presença Portuguesa na Ásia – um pouco mais sobre aquele que é considerado um dos poetas mais importantes da língua portuguesa.

Camilo Pessanha chega a Macau no ano de 1894. Nessa cidade haverá de sentir os efeitos das mudanças sociais e políticas que a China atravessa. É neste contexto que inicia a sua colecção. Na verdade, o fascínio que o poeta nutre pela civilização chinesa manifestar-se-á nos objectos que virá a adquirir. No fim, é a Coimbra, sua cidade natal, que deixa a colecção. Assim, provenientes do Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra) surgem, em depósito, no Museu do Oriente, alguns exemplares do que coleccionou.

Inscrições até 24 Out.



27 Novembro
A ÓPERA CHINESA: UM TESOURO NACIONAL
Com Raquel Martins

Combinando a melodia dos instrumentos tradicionais chineses, canto, dança, acrobacias e artes marciais, a ópera chinesa distingue-se ainda pela caracterização única das suas personagens e pela riqueza do seu repertório. De entre os diferentes tipos de óperas chinesas destaca-se a ópera de Pequim - reconhecida pela UNESCO, em 2010, como Património Cultural Intangível da Humanidade.

Por ordem de chegada



2 Dezembro
ÓPERA EXORCISTA: NUOXI E DIXI
Com Susana Domingues

A ópera Nuoxi é umas das formas de ópera mais populares do Sul da China, constituindo uma actuação ritual intrínseca à cultura da religião Nuo. Esta ópera singular é caracterizada pelo uso de máscaras com aspecto feroz, consideradas um tesouro da arte popular chinesa, com o objectivo de afastar energias maléficas e pedir bençãos aos deuses através de danças e canções

Inscrições até 28 Nov.


 
9 Dezembro
DICIONÁRIO DE CORES NA ÓPERA CHINESA
 Com Rita Azevedo

A Ópera de Pequim difere, em muito, da ópera ocidental, designadamente, na extrema importância da cor em cena, desde o vestuário à maquilhagem. As cores do guarda-roupa determinam a caracterização social das personagens, além dos múltiplos adornos. A maquilhagem assume também um papel fulcral na caracterização minuciosa da personalidade do personagem, fazendo antever a sua personalidade.

Inscrições até 5 Dez.



16 Dezembro
OS QUATRO TIPOS DE PERSONAGENS DA ÓPERA DE PEQUIM
Com Susana Mendonça

Na Ópera de Pequim, os figurinos, as pinturas faciais e a caracterização dos actores são importantes elementos para o reconhecimento do perfil das personagens que se dividem em 4 tipos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (papel masculino com a cara pintada) e Chou (papel de palhaço masculino).

Inscrições até 12 Dez



30 Dezembro
OS ENREDOS DA ÓPERA DE PEQUIM
Com Duarte Lázaro

Tendo surgido a partir de óperas tradicionais chinesas, a Ópera de Pequim, tem um rico repertório baseado em histórias tradicionais e romances históricos.

Inscrições até 26 Dez

Ficha de Inscrição Serviço Educativo

 Nome dos participantes

 Idade dos Participantes

 Responsável
 pelos participantes
 (se menores de 18 anos)

 Actividade pretendida

 Data e horário da actividade pretendida

 Morada
 Localidade
 Código Postal

 Nome e Nº de Contribuinte
(para efeitos de facturação)

 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento

Cheque nº     Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.