A carregar...

O MUNDO EM FELTRO – INTRODUÇÃO À FELTRAGEM

OFICINAS PARA ADULTOS

O MUNDO EM FELTRO – INTRODUÇÃO À FELTRAGEM

02 ou 12 Novembro | Para adultos (m/16 anos)
Com Vanda Sousa
Quarta | 2 Novembro | Horário | 10.00 às 13.00
Sábado | 12 de Novembro | 15.00 às 18.00 |
Para adultos (m/ 16)
Preço | €40* |Participantes Máx. 10

Esta introdução à feltragem com água e sabão vamos aprender a escolher as lãs adequadas a cada projeto e conhecer as três formas básicas, a partir das quais todas as outras se desenvolvem. Vamos fazer pequenos acessórios, peças de decoração e jogos. Cada participante poderá experimentar as três formas básicas, além de elaborar pelo menos uma peça completa.


Sobre as origens da feltragem:
São várias as lendas que relatam a descoberta da transformação da lã em feltro. Uma delas conta que na Arca de Noé, devido ao calor e ao espaço exíguo, as ovelhas, cabras e camelos foram perdendo o pelo, pressionando-o com as patas durante a viagem. Quando os animais deixaram a Arca, a lã tinha-se convertido num tapete de feltro.


A lã feltrada esteve presente em inúmeras culturas ao longo dos tempos. Foi usada na produção de vestuário e calçado, objetos para transporte e decoração, tapetes e mesmo “habitações portáteis”. Alguns investigadores defendem que foi o primeiro têxtil produzido pela Humanidade, sendo anterior aos teares.

Pensa-se que o feltro terá surgido na Ásia. Contudo, ao contrário da cerâmica e do metal, a lã degrada-se com facilidade, pelo que é mais difícil de encontrar entre os achados arqueológicos, dificultando a reconstituição da sua história. Ainda hoje na Mongólia se podem ver as yurts, tendas com uma estrutura em madeira e o exterior em feltro.
* Os materiais estão incluídos .

Ficha de Inscrição Serviço Educativo

 Nome dos participantes

 Idade dos Participantes

 Responsável
 pelos participantes
 (se menores de 18 anos)

 Actividade pretendida

 Data da actividade pretendida

 Morada
 Localidade
 Código Postal

 Nome e Nº de Contribuinte
(para efeitos de facturação)

 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento

Cheque nº     Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL