INTRODUÇÃO À RODA DE OLEIRO – NÍVEL 2

Horário | 18.00 às 21.30
Participantes | máx. 6
Preço | €180

Este workshop destina-se a quem já teve um contacto prévio com a roda de oleiro e pretende praticar, consolidar e aprofundar as suas competências com esta técnica.

CONTEÚDOS

• Revisão do nível 1: Formas abertas de dimensão média. Consolidação das noções de centro, puxada, ritmo e forma
  • Formas fechadas e formas bojudas: O cilindro como base para as peças maiores e mais altas
  • Gargalos, asas e tampas (técnicas ocidentais e orientais)
  • Garrafas e bules
  • Pratos
  • Corte e colagem de partes rodadas
  • Decoração e acabamento: textura, esgrafitado e alpiotas

Ricardo Lopes é ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004 e estagiou na Polónia, França, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. No seu currículo acumula inúmeras formações sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais e participações em exposições individuais e colectivas. É professor de Cerâmica em diversos projectos educativos, museus, escolas, ateliers, centros sociais e diversas instituições.