A carregar...

Tanto Mundo

FOTOGRAFIA DE JOÃO MARTINS PEREIRA

Tanto Mundo

Inauguração | 13 Julho | 18.30
Até 10 Setembro

Em exposição, a geografia humana e sensível de dois continentes, para ver em 50 rostos e expressões captados pelo fotógrafo João Martins Pereira no decurso das suas viagens pela  China, Nepal, Butão, Tanzânia, Senegal, Indonésia, Etiópia e Índia.

Tudo começa num Olhar.
O que fica é uma emoção cristalizada, uma longa história contada num fugidio momento presente. Imaginamos o antes e o depois, uma Vida inteira contada numa ínfima fracção do tempo.
Uma fotografia carrega em si luz e sombra, som e silêncio, cheiro e sabor, alegria e tristeza, amor e ódio, corpo e espírito. Uma fotografia é feita de pedaços de vida(s), vidas que vivemos, vidas que imaginamos, instantes guardados na arca das memórias, as nossas, as dos outros, as passadas, as futuras.
Esta emoção, procuro-a, e por vezes encontro-a, na viagem. Viajo e fotografo à descoberta de quem somos, a tentar perceber a diversidade que nos deveria unir mas que, tantas vezes e quase sempre, nos separa.
Faço retratos de rua, espontâneos. Surgem inesperadamente quando alguma força estranha me atrai. Um momento, um sentimento, uma emoção genuína que vem de outros Olhares ao encontro do meu.
Não há segunda oportunidade, não é possível encenar nem refazer. O que resulta é, assim, uma imagem do que vemos, do que somos e de quem somos, reflectida no Olhar de alguém que não conhecemos e não viremos a conhecer. Ou, talvez melhor, uma imagem de quem fomos naquele preciso instante, preso no tempo.
Porventura imperfeita, mas única e irrepetível.
Fugaz e misteriosa como a Vida.

João M. Pereira


Economista de formação, João Martins Pereira (1957) é um fotógrafo com particular interesse pela fotografia de viagem, de rua e de vida selvagem. Viajante apaixonado, cultiva o retrato espontâneo de rua, focando-se no elemento humano, na sua diversidade cultural, étnica e geográfica. João Martins Pereira tem participado em diversas exposições, individuais e colectivas e é autor de vários livros, a título singular ou em colaboração. Para além de integrar colecções particulares e institucionais, em Portugal e no estrangeiro, o seu trabalho figura regularmente na imprensa e em plataformas digitais especializadas em fotografia.
Um portfólio alargado seu trabalho pode ser visto em joaomartinspereira.com

 

Mais Exposições

A ÓPERA CHINESA 24 Nov 16 - 31 Dez 18 + INFO
VER TODOS