INICIAÇÃO ÀS TÉCNICAS DE IKAT

Horário | 10.00 às 13.00, 14.30 às 18.00
Preço | €180,00
Participantes  Mín. 6, Máx.10, com ou sem conhecimentos prévios de tecelagem

IKAT é uma palavra Indonésia que significa atar. São tecidos que envolvem o tingimento dos fios da teia e por vezes também da trama, para formar os desenhos. São produzidos em muitos países, mas é na Indonésia que atingem maior expressão. Neste workshop, faremos a introdução à técnica ikat. Vamos assim reunir tinturaria e tecelagem, começando por urdir teias, nas quais vamos realizar reservas para isolar a entrada da cor, criando os efeitos característicos do ikat. Depois de tingir e montar as teias nos teares, vamos por fim tecer e surpreender-nos com os efeitos resultantes da técnica.
No final do workshop, cada participante levará uma pequena peça com o resultado do seu trabalho.

• Introdução e contextualização
  • Princípios básicos da tecelagem
  • Identificação de tipos de ikats
  • Cálculo e urdidura de teias
  • Realização de reservas
  • Tingimento
  • Retirar as reservas
  • Montagem das teias nos teares
  •  Tecer
Cada participante levará para casa a pequena peça tecida por si

Guida Fonseca dedica-se à tapeçaria contemporânea desde 1988. Foi membro do grupo 3.4.5, Associação de Tapeçaria Contemporânea Portuguesa e participou na organização dos II, III e IV Simpósios de Tapeçaria Contemporânea.
Dedica-se à pesquisa no campo da tecelagem, numa perspetiva de renovação de técnicas tradicionais, criando e executando peças com uma linguagem contemporânea. Tem desenvolvido ações de formação profissional nas áreas de tapeçaria, tecelagem, debuxo, fiação e tinturaria natural, e participado em diversos eventos culturais e artísticos, sendo formadora e colaboradora do Cearte.
Em colaboração com a Fundação Serralves e Saber Fazer, realizou um estudo sobre as características da lã das diversas raças autóctones Portuguesas, a publicar. É autora de publicações técnicas na área têxtil, tendo exposto em mostras individuais e coletivas.