A carregar...

OS PORTUGUESES NA ÁSIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVI

CURSO

OS PORTUGUESES NA ÁSIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVI

7 Outubro a 25 Novembro
Com João Paulo Oliveira e Costa
Sábados | 7, 14, 21 e 28 Outubro; 4, 11, 18 e 25 Novembro
Horário | 10.00 às 13.00
Preço | € 90,00
Participantes mín. 25

Por volta de 1550, a presença portuguesa no Oriente estava consolidada, após as sucessivas vitórias sobre os Otomanos e os seus aliados locais. Ao mesmo tempo, o próprio modelo de penetração pelos mares da Ásia ganhava novas dinâmicas.
Com efeito, é a partir de meados do século que se acrescenta o domínio de territórios ao controlo inicial de rotas oceânicas, que desenvolve a acção missionária como instrumento de alargamento da influência lusa, enquanto que os filhos asiáticos dos primeiros conquistadores e aventureiros atingem a idade adulta e circulam pela Ásia como portugueses de rosto oriental.
Neste período o Estado da Índia foi uma entidade asiática sólida, capaz de resistir aos inimigos e de reorganizar os seus negócios sempre que necessário. Ao longo de um século, os Portugueses ajustaram a sua máquina militar aos desafios que lhes eram colocados pelas potências asiáticas, mas seria do exterior que viria o perigo, através dos ataques holandês e inglês do final do século.

  1. O Livro das Cidades e Fortalezas – Um retrato do Estado da Índia no início da dinastia filipina
  2. A percepção da Ásia e os interlocutores asiáticos
  3. Os orçamentos do Estado da Índia
  4. Goa. A capital e as estruturas coloniais das cidades do Estado da Índia
  5. Os luso-asiáticos. Identidade, comércio e expressão artística
  6. As missões do Padroado Português do Oriente
  7. A superação da crise de 1565-1572. A força de uma potência asiática
  8. O Soldado Prático de Diogo do Couto e o mito da decadência

João Paulo Oliveira e Costa é professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Director do CHAM (Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar). Doutor em História na especialidade de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, tem uma extensa bibliografia sobre o Império Português e em especial sobre a presença lusa no Oriente. Das suas obras destacam-se História da Expansão e do Império Português (coordenador e co-autor, Lisboa 2014); Conquista de Malaca, 1511 (Lisboa, 2012) e Conquista de Goa, 1510 (Lisboa, 2008), ambos em co-autoria com Vitor Luís Gaspar Rodrigues; Henrique, o Infante (Lisboa, 2009); D. Manuel I, um príncipe do Renascimento (Lisboa, 2005 e 2007). É membro do Comité Internacional do Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa.

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.