O QUE É O HAIKU?

Sábados | 11 e 18 Novembro
Com Leonilda Alfarrobinha
Horário |10.15 às 12.15
Preço | € 25 (duas sessões)
Participantes mín.10 | M/16 anos

No haiku, cada palavra deve estar colocada no sítio certo. A escrita do haiku é uma prática exemplar de depuração. Mas… o que é o haiku? O que é evidência e o que é mistério nessa forma poética de origem japonesa? O haiku está para além da literatura. Pode ser um estilo de vida, um meio de auto-conhecimento, uma possibilidade terapêutica, um caminho para a Natureza.
Para conhecer melhor a poesia japonesa, ler e interpretar alguns poemas haiku clássicos bem como modernos e, finalmente, experimentar a escrita desta forma poética, propomos-lhe este workshop em duas sessões.

Leonilda Alfarrobinha, licenciada em Filologia Românica, iniciou o estudo da língua e cultura japonesas em 1990. A forma poética haiku atraiu, desde logo, a sua atenção. Em 2003, concluiu uma pós-graduação em Estudos Orientais Gerais e em 2007 publicou um livro de haikus em português, O Respirar das Flores. Visitou várias vezes o Japão e em 2015 apresentou na Universidade Católica uma Dissertação de Mestrado intitulada “Ao Encontro da Natureza através da Poesia Haiku de Matsuo Bashô”.