A carregar...

IAIDO – ARTE MARCIAL JAPONESA

WORKSHOP

IAIDO – ARTE MARCIAL JAPONESA

Sábado | 2 de Setembro
Com mestre Joaquim Mendes
10.00 às13h00 e 14.30m às 17.00
Preço | 63,00€/participante  (inclui o boken – sabre em madeira – elemento imprescindível para a prática)
Mín. 5 e Máx. 10 Participantes | M/16 anos

Iaido é a arte marcial japonesa de desembainhar a espada. O nome é algo vago e sujeito a diversas interpretações, como aliás é comum na cultura japonesa, porém pode ser traduzido como “o caminho para estar presente”. A ideia de “presença” remete para a constante atenção e preparação necessária aos samurais para enfrentarem qualquer situação. Este significado traduz-se na prática, pelo facto de todos os movimentos começarem e terminarem com a espada embainhada. A prática que hoje designamos de Iaido deriva do ancestral Iaijutsu, uma das vertentes técnicas de manejo da espada japonesa que se desenvolveram a partir do século VIII, dada do nascimento deste instrumento, principal símbolo do guerreiro e reflexo da sua própria alma. Desta vertente espiritual emana o segundo propósito da espada: para além de derrotar os inimigos, servia para refrear o ego do seu dono. É assim que a espada passa a representar qualidades como a lealdade, o altruísmo, honra, sinceridade, justiça e coragem. Por consequência, a arte de manejar a espada adquire uma dimensão introspectiva e meditativa, ligada ao apurar da consciência, concentração e auto-controlo. É neste espírito que assenta o Iaido. A modalidade é praticada em silêncio, sobretudo individualmente [70%], e o resto em interacção com um ou mais parceiros.

O mestre Joaquim Mendes e os seus alunos demonstrarão a arte marcial japonesa de desembainhar a espada ou Iaido. Em seguida, os interessados poderão experimentar alguns movimentos e iniciar-se nesta prática de introspecção e meditação, fiel ao espírito dos lendários guerreiros samurais.

Os interessados em participar no workshop deverão trazer roupa confortável, que permita liberdade de movimentos.

Inscrições até 28 Agosto.

Ficha de Inscrição Serviço Educativo

 Nome dos participantes

 Idade dos Participantes

 Responsável
 pelos participantes
 (se menores de 18 anos)

 Actividade pretendida

 Data e horário da actividade pretendida

 Morada
 Localidade
 Código Postal

 Nome e Nº de Contribuinte
(para efeitos de facturação)

 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento

Cheque nº     Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.