A carregar...

RE-DISCOVER CHINA: THE PEOPLE, LAND, AGRICULTURE AND TRADITIONAL WISDOM

CONFERÊNCIA PELO PROFESSOR GE JIANXIONG

RE-DISCOVER CHINA: THE PEOPLE, LAND, AGRICULTURE AND TRADITIONAL WISDOM

28 de Setembro | 18.30 | Entrada livre, limitada à capacidade da sala

A maioria dos chineses considera-se descendente do Imperador Huangdi e Yandi. Não se trata de uma identidade assente numa linhagem de sangue ou hereditariedade, mas num conceito de cultura. Na actualidade, a China é uma nação multi-étnica, e mesmo a Huaxi (Han) é o resultado de uma amálgama étnica.
O nome  中国 surgiu há menos de 3000 anos, designando a cidade sede do poder absoluto. Gradualmente, estendeu-se a todo o país, tornando-se o nome oficial da China.
No final da Dinastia Han Ocidental, quase toda a terra de cultivo agrícola já havia sido cultivada e administrada, constituindo assim os alicerces da China.
As três unificações gerais posteriores foram junções das áreas agrícolas e de pastorícia, não o resultado de uma guerra expansionista da parte dos trabalhadores agrícolas. Foi iniciada pelas tribos nómadas, tendo o pensamento Confucionista desempenhado também um importante papel.
Enquanto base, a agricultura permitiu à China produzir alimento suficiente para a sua gigantesca população. A sabedoria ancestral chinesa estve na origem do Calendário Xia, yma conjugação do solar e do lunar. Os vinte e quatro Jie Qi 二十四节气 assentes no Calendário Xia foram usados como guia orientador da vida quotidiana e rural. Uma longa história, múltiplos grupos étnicos e uma cultura de grande vivacidade formaram a base sólida para o ressurgimento da China, simultaneamente constituindo uma imensa fonte de sabedoria para a reforma e a abertura.

Ge Jianxiong é Professor catedrático na Universidade de Fudan, onde dirige a Faculdade de História e Geografia, e membro do Instituto Central de Investigação em Cultura e História.

Duração | 90’, sem intervalo

Co-organização Ministério da Cultura da China | Embaixada da China em Portugal