A carregar...

PHOTO NARRATIVES FROM FAMILY ARCHIVES: GOA'S INTIMATE JOURNEY IN PHOTOGRAPHS

CONFERÊNCIA

PHOTO NARRATIVES FROM FAMILY ARCHIVES: GOA'S INTIMATE JOURNEY IN PHOTOGRAPHS

13 de Outubro | 18.00 | Entrada livre, limitada à capacidade da sala
Conferência por Maria Savia Viegas
Conferência em inglês, sem tradução simultânea

A imagem fotográfica desempenhou um papel central no mundo em mudança da década de 1840. Em Goa, a fotografia apareceu apenas algumas décadas depois de surgir na Índia Britânica. Foi em 1884, pelas mãos de Sousa & Paul, que nasceu o primeiro estúdio de fotografia em Nova Goa.
As imagens que à época eram feitas no Estado da Índia revelam características únicas, destacando-se das fotografias da Índia Britânica. O seu uso rapidamente se espalhou entre as elites de Goa, que visitavam o estúdio de Sousa & Paul para se fazerem fotografar com as respetivas famílias.
É sobre estas fotografias e as suas narrativas que a investigadora Maria Savia Viegas se debruça nesta conferência de entrada livre.

Maria Savia Viegas é doutorada em história da arte indiana pela Universidade de Bombaim. Leccionou na Índia, EUA, Reino Unido e Austrália, a par de uma carreira de 30 anos como investigadora. Em 2016, no âmbito da Semana da Cultura Indo-Portuguesa em Goa, organizou uma exposição fotográfica com base no projeto que agora apresenta. Encontra-se actualmente em Portugal a desenvolver investigação sobre os arquivos de famílias goesas, ao abrigo de uma bolsa de estudo da Fundação Oriente.