20º ANIVERSÁRIO DA PRINCESA MONONOKE

20º ANIVERSÁRIO DA PRINCESA MONONOKE

7 Novembro | Auditório | 14.00 | Entrada gratuita

PRINCESA MONONOKE
A urgência de pensarmos os enredamentos entre tecno-ciência, natureza, género e sociedade

No ano em que se assinalam os 20 anos da estreia de Princesa Mononoke, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) e o Museu do Oriente organizam um programa de celebração e reflexão em torno desta obra incontornável da animação japonesa.

Princesa Mononoke (Mononoke-hime, 1997) é um filme de animação escrito e realizado pelo aclamado realizador japonês Hayao Miyazaki, e produzido pelos Estúdios Ghibli. Trata-se de um sucesso crítico e comercial que, ao longo dos anos, tem vindo a ser alvo de várias análises, suscitadas tanto pela sua beleza estética como pela complexidade do seu argumento.

Em Princesa Mononoke, as relações entre cultura-natureza e tecnologia, os papéis e expectativas de género, as tensões do multiculturalismo, e um iminente apocalipse ambiental, são tecidos em conjunto num filme que não oferece respostas simples nem uma resolução fácil. É, pois, uma obra rica, desafiante e sempre aberta a novas interpretações e reflexões; mas que, em última análise, sugere que não podemos habitar o tecido social e o planeta sem uma aceitação real da diferença.

Urge, assim, revisitar a contribuição idiossincrática e repleta de nuances que Miyazaki nos apresenta em Princesa Mononoke, aproveitando a ocasião do seu aniversário para promover a discussão em torno destes temas altamente contemporâneos.

14.00 | Exibição do filme Princesa Mononoke

16.30 | Comunicações de Susan Napier e Kotani Mari

17.45 | Mesa redonda

• Susan Napier, autora e investigadora de estudos japoneses, Universidade de Tufts, EUA