WORSHOP DE FOTOGRAFIA DE VIAGEM

Horário | 10.00 às 18h00
Preço | €60
Participantes | min. 10, máx. 20

Neste workshop, o fotógrafo Nuno Lobito faz uma introdução à fotografia de viagem, desde a análise dos diferentes estilos fotográficos; o planeamento de uma reportagem de viagem; como estar no terreno e abordar as pessoas em vários cenários; os critérios de edição de uma reportagem fotográfica.
Pretende-se que os participantes absorvam os princípios básicos da fotografia digital e que a saibam aplicar criativamente e com qualidade em qualquer projecto que lhes seja colocado, independentemente do meio e tipo de fotografia que estão a utilizar.

• Apresentação e troca de ideias
  • Como preparar uma reportagem de fotografia de viagens
  • Como estar no terreno, quais os truques a ter
  • Como analisar os pontos de interesse do país/cidade antes de partir
  • Onde comprar bilhetes de viagens baratas
  • Quais os locais mais económicos para dormir
  • Como preparar uma mala de fotografia e mochila de viagens
  • Noções de técnica fotográfica
  • Profissão de repórter: o target a atingir
  • Linhas de enquadramento de uma imagem
  • O que fotografar e como abordar as pessoas
  • Qual a hora ideal para fotografar

Nuno Lobito
foi formador de fotografia em várias escolas e editor de fotografia da revista Lux. As suas fotografias foram expostas e publicadas internacionalmente; as suas reportagens retrataram, entre outros temas, a guerra na Sérvia, o Dalai Lama, a Índia ou a Amazónia, num total de 204 países. Entre os seus livros contam-se Goa, o traje; Amazónia Oculta; Sons do Silêncio, O mundo aos meus olhos e 35 anos de Glória. Em 2017 o Museu do Oriente acolheu Laços – Mais do que viajar, uma exposição retrospectiva da sua obra.