A carregar...

CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO CHINÊS – ZHEN XIAN BAO

WORKSHOP

CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO CHINÊS – ZHEN XIAN BAO

Sábado | 19 Maio
Com Susana Neves
Horário | 10.00 às 12.30 e 14.00 às 16.30
Preço | €50

Outrora fabricado por algumas minorias étnicas (Miao, Dong, Yao) nas mais remotas províncias montanhosas, do sul e sudoeste da China, o livro de múltiplas caixas — zhen xian bao — servia inicialmente para transportar utensílios de costura (sobretudo linhas e fios), moldes e padrões de papel, e mais tarde, fotografias de família e outros documentos ligados a memórias pessoais.
Sendo uma arte tradicional rural, quase extinta, e útil à requintadíssima produção de indumentária para cerimónias e festivais, o zhen xian bao era usualmente feito com papéis reciclados, apresentando-se no formato de livro, fechado por um fio preso a uma capa de tecido. Uma vez aberto, compunha-se de um número variável de caixas de papel, de diferentes dimensões, que se sobrepunham, comprimiam, abriam e fechavam através de engenhosos processos de dobragem.
Depois de uma breve introdução à cultura, paisagem e motivos ornamentais usados pelas minorias étnicas mestres nesta arte ancestral, serão apresentados vários livros como exemplo, aprendendo cada participante a fazer o seu zhen xian bao, para guardar nele o que bem entender, ou simplesmente produzir um livro “tão fino”, que como pretendia o sábio Yi Yun Ti, não haja palavras que o possam descrever.

Susana Neves é autora de “O sopro/The blow – flip book”, publicado em 2016, bem como de livros de artista, com contos, desenhos, pop-ups, recortes e origami da série “Biblioteca do Pirata Francis Gould”. A par das exposições de desenho, pintura e fotografia, tem desenvolvido um trabalho pioneiro a nível da educação artística e ambiental em contexto museológico, dirigida a adultos e crianças.