A carregar...

OS PORTUGUESES NO GOLFO PÉRSICO

CURSO

OS PORTUGUESES NO GOLFO PÉRSICO

Sábados | 3, 10, 17 e 24 de Março
Com João Paulo Oliveira e Costa
Horário | 10.00 às 13.00
Preço | €60
Participantes | mín. 20


O Golfo Pérsico é uma área nevrálgica das comunicações do Velho Mundo há milhares de anos. Embora os portugueses tenham buscado o caminho marítimo para a Índia ao cheiro das especiarias e na esperança de encontrar aí cristandades perdidas, cedo se interessaram pela grandeza da Ásia e pelo  comércio oceânico que ligava há séculos todos os portos a Leste do Cabo da Boa Esperança, desde Sofala até ao Japão. O Golfo Pérsico atraiu rapidamente o olhar do próprio rei D. Manuel I e Afonso de Albuquerque transformou a região num dos pilares do Estado da Índia, depois da submissão de Ormuz em 1515.
Neste curso analisaremos a presença portuguesa na região e as causas do seu afastamento a partir de meados do século XVII.

João Paulo Oliveira e Costa é professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Director do CHAM (Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar). Doutor em História na especialidade de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, tem uma extensa bibliografia sobre o Império Português e, em especial, sobre a presença lusa no Oriente. Das suas obras destacam-se “História da Expansão e do Império Português” (coordenador e co-autor, Lisboa 2014), “Conquista de Malaca, 1511” (Lisboa, 2012) e “Conquista de Goa, 1510” (Lisboa, 2008), ambos em co-autoria com Vitor Luís Gaspar Rodrigues, “Henrique, o Infante” (Lisboa, 2009), “D. Manuel I, um príncipe do Renascimento” (Lisboa, 2005 e 2007). É membro do Comité Internacional do Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa.


Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.