A carregar...

XILOGRAVURA E ILUSTRAÇÃO NA COLECÇÃO KWOK ON - RELAÇÃO ENTRE TEXTO E IMAGEM

VISITA ORIENTADA

XILOGRAVURA E ILUSTRAÇÃO NA COLECÇÃO KWOK ON - RELAÇÃO ENTRE TEXTO E IMAGEM

Quarta-feira | 28 Fevereiro
Com Constança Arouca
Horário | 15.00 às 17.00
Preço | €12,00
Público-alvo | estudantes de artes e público em geral | M/16 anos
Participantes | mín.10, máx. 12

O Museu do Oriente propõe uma visita às reservas da coleção Kwok On para dar a conhecer o núcleo de Xilogravuras que inclui exemplares do Camboja, China, Coreia, Japão, Índia e Vietname.  A visita tem como objetivo apresentar as xilogravuras dos diferentes núcleos que representem problemas de ilustração, na ligação entre texto e imagem, entre pequenas e grandes narrativas.

Damos como exemplo: as diferenças que existem na figuração da mesma história contada em diferentes países, como o “casamento dos ratos” ou “procissão dos ratos”, nas colecções da China e do Vietname;  gravuras realizadas em formato próximo da banda desenhada na colecção da China; um cartaz de teatro, na coleção do Japão; a representação da mesma história em diferentes estilos na composição da gravura popular “o tigre e a pega”, na coleção da Coreia; ou a utilização do mesmo estilo de figuração para temas de diferente natureza, no caso das gravuras Dong Ho, do Vietname, cuja figuração para mensagens de ano novo e mensagem política é semelhante.

Esta visita dará a conhecer uma parte das xilogravuras da coleção Kwok On, bem como os instrumentos usados na sua produção.

Constança Arouca terminou em 2004 o Curso Avançado em Artes Plásticas e, em 2005, o projecto individual no Curso de Imagem em Movimento, ambos no Ar.Co. Em 2012 concluiu a pós-graduação. Em 2016 obteve o mestrado de Antropologia – Culturas Visuais, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.