A carregar...

CURSO DE INICIAÇÃO AO SHAKUHACHI

CURSO

CURSO DE INICIAÇÃO AO SHAKUHACHI

16 a 20 Abril
Com César Viana
Horário | 17.00 às 20.00
Preço | €70 + € 35 (custo instrumento em pvc)

O shakuhachi é uma flauta de bambu japonesa que era tocada pelos Komuso, monges-samurais que percorriam as estradas do Japão feudal tocando a sua flauta para pedir esmola. Era também usado para a prática de uma forma particular de meditação – o "Suizen" (zen soprado), uma alternativa ao "Sazen" (zen sentado, bastante mais conhecido).
O repertório sagrado original deste instrumento – designado repertório Honkyoku – foi recolhido no século XVIII por Kinko Kurosawa I, que percorreu todo o Japão para o efeito e sistematizou a sua notação. É hoje uma componente fundamental da música clássica japonesa e desperta um crescente interesse junto de músicos e públicos de todo o mundo.

Neste curso poderão aprender-se os princípios básicos de produção sonora, as dedilhações básicas e os fundamentos do complexo sistema de notação do instrumento. Para esta aprendizagem inicial serão utilizadas canções tradicionais japonesas e alguma peça do repertório Honkyoku de menor complexidade.

César Viana
estuda shakuhachi desde 2002, sendo desde há alguns anos discípulo do mestre Keisuke Zenyoji, uma das maiores autoridades deste instrumento, herdeiro de linhagens que vão até ao próprio Kinko Kurosawa I.


Este curso integra o programa comemorativo do aniversário da Fundação Oriente e do Museu do Oriente



Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
 


 

Mais Cursos e Conferências

O DESIGN DA LOJA CHINESA 18 Fev 18 - 25 Fev 18 + INFO
WORKSHOP SUSHI 7 26 Fev 18 - 09 Mar 18 + INFO
FENG SHUI 28 Fev 18 - 21 Mar 18 + INFO
CURSO CULTURAS DA ÍNDIA 21 Abr 18 - 02 Jun 18 + INFO
VER TODOS