O QUE É O HAIKU?

Horário |15.00 às 17.00
Preço | €25
Participantes mín. 10 | M/16 anos

No haiku, cada palavra deve estar colocada no sítio certo. A escrita do haiku é uma prática exemplar de depuração. Mas… o que é o haiku? O que é evidência e o que é mistério nessa forma poética de origem japonesa? O haiku está para além da literatura. Pode ser um estilo de vida, um meio de autoconhecimento, uma possibilidade de cura, um caminho para a Natureza.
Vamos conhecer melhor a poesia japonesa, ler e interpretar alguns poemas haiku clássicos e modernos e, finalmente, tentar a experiência da escrita desta forma poética.

Leonilda Alfarrobinha é licenciada em Filologia Românica, iniciou o estudo da língua e cultura japonesa em 1990. A forma poética haiku atraiu, desde logo, a sua atenção. Em 2003, concluiu uma pós-graduação em Estudos Orientais Gerais e em 2007 publicou um livro de haikus em português, “O Respirar das Flores”. Visitou várias vezes o Japão e em 2015 apresentou na Universidade Católica uma Dissertação de Mestrado intitulada “Ao Encontro da Natureza através da Poesia Haiku de Matsuo Bashô”.