A carregar...

Kwok On collection of Fundação Oriente takes the spotlight in Paris exhibition

99 works on loan at Musée du Quai Branly-Jacques Chirac

Kwok On collection of Fundação Oriente takes the spotlight in Paris exhibition

Pertencente à Fundação Oriente, a colecção Kwok On de arte popular asiática estará representada com 99 peças na exposição “Enfers et Fantômes d’Asie” [Infernos e Fantasmas da Ásia]. Para ver no Musée du Quai Branly-Jacques Chirac em Paris, de 10 de Abril a 15 de Julho, a exposição aborda o mundo dos espíritos e seres fantásticos na tradição asiática, bem como a sua representação através dos séculos até à actualidade.
Das artes performativas às práticas religiosas, passando pelos vídeo-jogos e cinema de terror, explora-se a importância do sobrenatural nas culturas da China, Tailândia e Japão. Entre os objectos em exposição, destaque para gravuras Hokusai, pinturas budistas, máscaras do teatro Nô e objectos rituais exorcistas, bem como adereços de filmes de terror de culto, banda desenhada manga e instalações em grande escala que reproduzem o inferno segundo a tradição dos templos tailandeses ou ainda hologramas e esculturas fantasmagóricas gigantes concebidas por artistas contemporâneos.

Do acervo da Fundação Oriente, um dos principais emprestadores, integram a exposição peças emblemáticas como máscaras do teatro Nô, marionetas do teatro Bunraku, gravuras e um conjunto de máscara, traje e objectos do ritual do Namahage (do Japão); um  altar taoista, marionetas de sombra e de fios, máscaras e trajes para os teatros exorcistas Dixi e Nuoxi  e para a  Procissão do Deus das Muralhas (da China) ou ainda uma ‘casa dos espíritos’ (objecto ritual) tailandesa.

As peças em empréstimo pertencem à colecção Kwok On, colecção de cariz etnográfico e dedicada às artes performativas asiáticas, suas narrativas e rituais tradicionais, que conta com cerca de 13000 peças e que constitui um dos principais acervos museológicos da Fundação Oriente. Com características únicas no panorama europeu bem como mundial, a colecção Kwok On reúne não apenas objectos como também materiais documentais e registos destes mesmos objectos nos seus contextos de origem, uso e fabrico. De reconhecida qualidade, diversidade e abrangência, a colecção Kwok On é alvo de solicitações e convites por parte de museus internacionais de primeira linha, somando presenças em grandes exposições como a presente “Enfers et Fântomes d’Asie” ou, em 2015, “Du Nô à Mata Hari, 2000 ans de thèâtre em Asie”, organizada pelo Musée Guimet.

Mais sobre a exposição - clique aqui