DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2018

18 MAIO | ENTRADA E VISITAS ORIENTADAS GRATUITAS

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2018

Entrada gratuita | Das 10.00 às 22.00

Visita para famílias | 10.00 | Para crianças dos 5 aos 10 anos, acompanhadas por um adulto
Visitas orientadas | 10.30, 15.00 e 16.00 | M/16 anos
Visitas: gratuitas, por ordem de chegada | Máx. 25 pessoas/visita

No dia 18 de Maio de 2018 comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus.

Sob a égide do tema lançado pelo ICOM – “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” – o Museu do Oriente convida a descobrir, em visitas orientadas, a exposição “Um Museu do Outro Mundo” - José de Guimarães nos 30 anos da Fundação Oriente e nos 10 anos do Museu do Oriente. ‘Num lugar de múltiplas camadas, artista, arquitecto e curador propõem uma reflexão em torno da ideia de museu como estrutura/construto cultural e social em que objectos de diferentes lugares e proveniências revelam usos, funções e simbolismos diversos, por vezes coincidentes, outras contraditórios. É o Museu enquanto espaço de alteridade, em permanente troca e diálogo com estranheza e a familiaridade entre a arte e a vida, o museu e o mundo.’ Numa exposição que suscita intersecções entre culturas, conceitos e interpretações, vamos questionar o que entendemos por museu e o seu lugar numa sociedade também ela hiperconectada.

Numa iniciativa com o Plano Nacional de Leitura, estarão disponíveis QRCodes em peças seleccionadas da exposição “Um Museu do Outro Mundo”, que os visitantes são convidados a descobrir, partilhando a experiência via Instagram  #ler+nosmuseus.