UM MUSEU DO OUTRO MUNDO

PROGRAMA EM TORNO DA EXPOSIÇÃO | GRATUITO
Visitas guiadas [4 e 19 Maio] e conversa [25 Maio]

UM MUSEU DO OUTRO MUNDO

José de Guimarães nos 30 anos da Fundação Oriente e nos 10 anos do Museu do Oriente

PROGRAMA EM TORNO DA EXPOSIÇÃO | GRATUITO

CONVERSA
25 Maio | Sexta | 18.30
Com José de Guimarães, Nuno Faria, Pedro Campos Costa [vídeo], Nélia Dias, Guilherme d’Oliveira Martins,  Sofia Campos Lopes
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala

VISITAS GUIADAS
4 Maio | Sexta | 18.30
Com Pedro Campos Costa [arquitecto do espaço expositivo]
19 Maio | Sábado | 16.30
Com Nuno Faria [curador da exposição]
Gratuito, por ordem de chegada | Máx. 25 pessoas/visita

José de Guimarães concebeu uma intervenção inédita para o Museu do Oriente, um diálogo entre a colecção Kwok On de arte popular asiática, as suas obras e peças da sua colecção privada de arte chinesa. A exposição percorre, entre obras inéditas, um universo de referências do artista que se constituiu desde sempre por referência ao Outro, distante ou diferente, africano ou asiático. O diálogo entre os objectos de diferentes origens revela culturas igualmente marcadas pelos rituais, com significados ora coincidentes, ora contraditórios. A exposição constitui assim uma reflexão em torno da ideia de museu enquanto construção social, lugar de representação do outro, espaço de alteridade em permanente troca com a estranheza e a familiaridade, a arte e a vida, o museu e o mundo.

Esta reflexão e diálogo têm continuidade numa conversa a várias vozes, com convidados de áreas tão diversas quanto a teologia, a curadoria, a antropologia e a arquitectura. Entre outros, a conversa versará a transcendência e o ritual, a alteridade na arte e fora dela, cultura material e representação do outro, temas caros aos museus e ao artista, transversais à sua obra.

Mais sobre a exposição clique aqui