OLHARES SOBRE A LIVRARIA DO CONVENTO DA ARRÁBIDA

Inauguração | 26 Julho | 18.30
Até 28 Outubro

No ano em que a Fundação Oriente comemora o seu 30º aniversário e o 10º aniversário do Museu do Oriente, esta exposição bibliográfica apresenta um breve olhar sobre obras seleccionadas pertencentes ao valioso património bibliográfico de que a Fundação Oriente é detentora.
A promoção e divulgação de colecções, com expressão também na disponibilização do catálogo online e adesão à PORBASE, que o Centro de Documentação António Alçada Baptista tem desenvolvido, integra-se na actuação que a Fundação Oriente dedica à preservação do património cultural nas suas variadas formas.
A livraria do Convento da Arrábida, com obras datadas desde o início do século XVI até ao século XX, era uma verdadeira biblioteca de estudo, de aprofundamento de conhecimentos interdisciplinares, patente nos seus livros, marcas de uso, anotações manuscritas e na existência de livros proibidos e raros. Esta transdisciplinaridade do saber traduz-se em obras dos santos padres, de teologia dogmática e moral, mas também de filósofos e historiadores gregos e latinos, teólogos e místicos medievais, humanistas nacionais e estrangeiros, de ciência, história militar e botânica.
A contemplação da Arrábida traduz-se numa busca pela espiritualidade vivenciada, também e em parte, através dos livros presentes nesta colecção.
A exposição é complementada por uma visita comentada e conferência de encerramento, actividades gratuitas programadas para Outubro.

Mais Exposições

A ÓPERA CHINESA 24 Nov 16 - 31 Dez 18 + INFO