A carregar...

HISTÓRIA DO JAPÃO, 1868-1945

CURSO

HISTÓRIA DO JAPÃO, 1868-1945

20 de Outubro a 24 de Novembro
Com António Barrento
20 e 27 Outubro; 3, 10, 17 e 24 Novembro
Sábados | 10.00 às 13.00
Preço | € 80,00  
Participantes mín. 20

Este curso tem por objectivo constituir uma introdução à história do Japão desde a Restauração Meiji até ao fim da Segunda Guerra Mundial, incidindo sobre o período Meiji (1868-1912), o período Taishō (1912-1926) e as primeiras décadas do período Shōwa (1926-1945). Para esse efeito, toma como ponto de partida a análise de um conjunto de realidades históricas do período Edo (1603-1868) e em particular do bakumatsu, a fase final do xogunato Tokugawa (1853-1868), que são de relevância para efeitos de enquadramento e entendimento dos referidos períodos, e segue uma perspectiva ao mesmo tempo cronológica e temática, visando uma observação integrada dos diferentes tópicos abordados.

O curso centra-se, numa primeira parte, nos principais desenvolvimentos, a nível interno, de ordem política, social, económica e militar, incluindo a construção de um Estado moderno, o estabelecimento de uma nova ordem social, os processos de industrialização e transformação tecnológica, e a criação de um aparelho militar moderno. Incide, numa segunda parte, sobre a presença do Japão na ordem internacional, com ênfase na sua participação numa sucessão de intervenções militares no exterior desde a expedição a Taiwan de 1874 até à Segunda Guerra Mundial, e na sua construção de um império colonial.
Ao longo do curso, são abordadas várias questões transversais a vários dos temas tratados, tais como a modernidade e a construção de identidades, e são ainda introduzidas pontes para aspectos como a religião, a alimentação, o vestuário ou o lazer.

Do ponto de vista metodológico, o curso tem em consideração as diferentes tendências historiográficas que têm surgido desde finais do séc. XIX e adopta uma abordagem crítica tanto das fontes históricas como das interpretações historiográficas. Procura ainda a construção de caminhos de reflexão sobre mudanças e continuidades históricas, sobre as omissões, as negações e as utilizações da história e os significados destas, e finalmente sobre a importância das construções históricas na configuração de percepções actuais.

António Barrento é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorado em História da China (SOAS, Universidade de Londres), Mestre em Língua e Sociedade Japonesas (Universidade de Sheffield), História da Ásia (SOAS, Universidade de Londres), Estudos Asiáticos (Universidade de Hong Kong), Direito (Universidade de Hong Kong), e Estudos Europeus Avançados (Colégio da Europa, Bruges)

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
 


 

Mais Cursos e Conferências

UMA TAÇA PARA UM CHÁ 21 Set 18 - 30 Set 18 + INFO
FENG SHUI INICIAÇÃO 12 Out 18 - 26 Out 18 + INFO
COREOGRAFIA HAIKU 22 Out 18 - 26 Out 18 + INFO
O QUE É O HAIKU? 15 Nov 18 - 22 Nov 18 + INFO
VER TODOS