A carregar...

COREOGRAFIA HAIKU

WORKSHOP

COREOGRAFIA HAIKU

Segunda a sexta | 22 a 26 Outubro
Com Gisela Dória
Horário | 17.00 às 20.00
Preço | €70,00 (cinco sessões)
Participantes | Máx. 13
Público-alvo | M/16 anos; artistas e estudantes com interesse por poesia e pelas artes da expressão corporal

Recomenda-se uso de roupas confortáveis que possibilitem uma movimentação corporal sem restrições.

Dança poesia. Essa é a proposta de uma oficina que tem como desdobramento uma instalação coreográfica. A primeira referência é a poesia haiku. A natureza, as estações do ano, o inesperado, o relampejar, a síntese e as metáforas, são, mais do que inspirações, indicações e possíveis caminhos para esta experiência.

PROGRAMA
Dia 1 | Apresentação da pesquisa

Introdução ao conceito de poesia haiku e apresentação da obra do poeta japonês Matsuo Bashô (O eremita viajante). Será examinado, por um lado, as diferentes fontes de estímulo exploradas pelo autor, assim como outras referências teóricas relacionadas à poesia.

Início da pesquisa corporal/coreográfica. Exercícios práticos que procuram reconhecer a maneira através da qual as histórias tomam corpo transformando-se em sons, objetos, movimentos, gestos e palavras, por meio de exercícios corporais criativos.

Dia 2 ao 4
Nestes dias, os laboratórios acontecerão numa sala onde desenvolveremos experimentações coreográficas a partir da noção de poesia haiku. Exercícios de improvisação e de construção de estruturas coreográficas serão experimentados individualmente e em grupos. As actividades são cumulativas, ou seja, a cada dia novas experiências são acrescentadas às anteriores e trabalhadas em profundidade. Paralelamente, a abordagem teórica terá seguimento por meio de leituras de textos indicados e debates. As aulas são adequadas ao número de participantes e o desenvolvimento diário das atividades com o grupo, pelo que podem sofrer alterações

Dia 5
No último dia será realizada uma instalação coreográfica. Esta acontecerá a partir dos processos realizados no decorrer da semana, que se entrelaçarão gradualmente. Assim, os materiais produzidos pelos participantes do laboratório serão compartilhados com o público.

Bibliografia recomendada
  • BASHÔ, Matsuo. O eremita viajante. Porto: Porto Editora, 2017.
  • As Sendas de Oku. São Paulo: Roswita Kempf, 1983.
  • CALCANHOTO, Adriana. Haicai do Brasil. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014.
  • GREINER, Christine. Formulações do Corpo Japonês. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
  • Leituras do Corpo no Japão. São Paulo: N-1 Edições, 2015.
  • RUIZ, A. Outro silêncio: Haikais.  São Paulo, Boa Companhia:2015.
  • TANIZAKI, J. Em louvor da sombra. São Paulo, Penguin Companhia: 2015.
 
Gisela Dória é bailarina, coreógrafa e pesquisadora. Ítalo-brasileira, doutorada em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, é autora do livro A Poética de Sem Lugar: Por uma Teatralidade na Dança (Editora Perspectiva, 2013). Atualmente reside em Lisboa, onde realiza uma pesquisa de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.
http://giseladoria.com/


 

Mais Cursos e Conferências

FENG SHUI II 10 Out 18 - 21 Nov 18 + INFO
FENG SHUI INICIAÇÃO 26 Out 18 - 07 Dez 18 + INFO
O QUE É O HAIKU? 15 Nov 18 - 22 Nov 18 + INFO
SEMANA DA CULTURA COREANA 20 Nov 18 - 24 Nov 18 + INFO
VER TODOS