Sábado | 29 de Setembro | Auditório | 19.00
Concerto Homenagem a Vianna da Motta, nos 70 anos da sua morte e 150 do seu nascimento
Por Marta Meneses [piano solo]
Duração | 60’, sem intervalo
Preço único | € 5,00
M/6 anos
No ano em que se completam os 70 anos da morte e simultaneamente se comemoram os 150 anos do nascimento de José Vianna da Motta, Marta Menezes apresenta-nos um recital de homenagem a uma das figuras que mais influenciou o pianismo em Portugal. Um dos últimos discípulos de F. Liszt, Vianna da Motta apresentou-se em diversas salas de concertos em todo o mundo. Para além de pianista, foi professor, compositor, crítico musical e autor de diversos artigos sobre técnica e interpretação pianística.
Neste recital, Marta Menezes interpretará obras de alguns dos compositores aos quais Vianna da Motta ficou associado como sendo um excelente intérprete – Beethoven, Chopin e Liszt – bem como obras do próprio compositor.
PROGRAMA
Beethoven (1770-1827)
32 Variações em Dó menor, WoO 80
F. Chopin (1810-1849)
Sonata nº 3 em Si menor, op. 58
- Allegro maestoso
- Scherzo: Molto vivace
- Largo
- Finale: Presto non tanto
J. Vianna da Motta (1868-1948)
Meditação
Balada op. 16
F. Liszt (1811-1886)
Rapsódia Húngara nº 10
Marta Meneses | Vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music (2013) e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur "Simone Delbert-Février" (2013), Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França.
Apresenta-se regularmente em recital, a solo e em música de câmara, tendo actuado em diversos países na Europa, em Cabo Verde e nos Estados Unidos. Das temporadas mais recentes, destacam-se os seus recitais no Centro Cultural de Belém, na Rádio Antena 2 e na Chopin Society of Connecticut (EUA).
Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa em Portugal e no estrangeiro. Fez a estreia de várias obras de compositores portugueses contemporâneos e desenvolveu um projecto a dois pianos e piano a quatro mãos com a pianista Inês Andrade, dedicado exclusivamente a este repertório.
Em 2015 editou o seu primeiro CD com obras de L. v. Beethoven e F. Lopes-Graça, com o apoio da Fundação GDA, que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: “Silver Medal - Outstanding Achievement” nas categorias de classical piano e emerging artist tendo sido também eleito fan favorite.
Encontra-se de momento a residir em Portugal e a preparar o seu trabalho final de Doutoramento, intitulado “Obras para Piano e Orquestra de Compositores Portugueses”, a apresentar na Universidade de Indiana – Jacobs School of Music.
Foto | Pedro Sadio