ASUNA 100 KEYBOARDS WORLD TOUR

ASUNA 100 KEYBOARDS WORLD TOUR

16 Setembro | Auditório | 18.00 | €10,00*

Duração | 75’, sem intervalo
Preço |  10,00 (descontos em vigor)

“As performances ao vivo de Asuna são uma experiência; paisagens sonoras texturadas que desafiam as fronteiras entre arte e música.”– Tokyo Art Beat

Asuna é um jovem artista sonoro japonês. Desde 2002, tem vindo a desenvolver um tipo de música eletrónica muito pessoal, na qual explora a etimologia do órgão eletrónico, na sua maioria velhos teclados sonoros de brincar.
Para esta instalação/performance, Asuna usa 100 pequenos teclados operados a pilhas.
O trabalho foca-se nos “sons de interferência/ressonâncias moiré”, um fenómeno originado quando ondas sonoras da mesma frequência se propagam em direções diferentes, sobrepondo-se umas às outras. A interferência complexa e ressonância acústica cria um som diferente para cada posição no espaço.
Como os teclados são produtos baratos, a maioria dos quais produzidos como brinquedos, o som/afinação de cada um é ligeiramente diferente ou a transição entre tons é instável devido ao poder de condução da bateria, aumentando a complexa interferência de sons e ressonâncias no espaço, criando diferentes loops de ondulação no seio de uma experiência auditiva site-specific.

ASUNA é um artista ativo desde o início dos anos 2000, produzindo trabalhos de instalação, performances ao vivo e gravações discográficas. A sua música integra várias influências, desde a lo-fi pop, o freak folk, o noise, o punk, a música minimal e a improvisação característica a cena musical de Tóquio. Depois de se ter estreado em disco em 2003 com o selo da Lucky Kitchen, Asuna lançou mais de 60 trabalhos em vários editoras em todo o mundo.

Tournée europeia:
AGO 17, 18, 19  - Cookes Studio, Cumbria, UK