A carregar...

SEMANA DA CULTURA COREANA

20 A 24 NOVEMBRO | ENTRADA GRATUITA

SEMANA DA CULTURA COREANA

Com um programa diversificado que inclui workshops, demonstrações e sessões de contos, entre outras actividades, a Semana da Cultura Coreana dá a conhecer e a experimentar várias expressões da tradição cultural e artística deste país.

Co-organização Embaixada da Coreia


K-Beauty---Sephora.jpg
WORKSHOP DE K-BEAUTY
Com SEPHORA
20 Novembro | 10:00 às 12:00 | Participantes máx. 20 | M/15 anos
Gratuito, mediante inscrição

As grandes marcas de cosméticos coreanas estão fortemente empenhadas em manter a pele saudável para, assim, poder evitar problemas antes que eles surjam. Em consequência, o cuidado com a pele reveste-se da máxima importância para a K-Beauty, enquanto a maquilhagem é considerada uma solução temporária. Os elevados níveis de exigência e sofisticação dos padrões coreanos fazem com que as empresas se esforcem por selecionar e oferecer os nutrientes mais eficazes e de maior suavidade para a pele.
Neste workshop os participantes irão aprender alguns passos sobre os cuidados a ter com a pele e dicas úteis para uma maquilhagem ao estilo coreano.



K-POP-Dance.jpg
WORKSHOP DE DANÇA K-POP
Com Sunbee Han
20 Novembro | 15:30 às 17:30 | Participantes máx. 20 | M/12 anos
Gratuito, mediante inscrição
Este workshop é dado em língua inglesa.
Recomenda-se aos participantes trazerem roupa confortável, ténis, toalha e água.

K-Pop é o termo que designa a música pop coreana que está a ganhar, cada vez mais, popularidade no mundo inteiro. Este workshop visa divulgar a cultura pop coreana e ensinar um pouco da música e das variadas coreografias do K-Pop. Os participantes irão aprender alongamentos e passos básicos, ritmos adequados à música e coreografias essenciais do K-Pop mais recente de modo a que, no final, estejam aptos a recriar uma actuação à imagem dos grupos de K-Pop.

Nota | A equipa da SEPHORA irá maquilhar alguns participantes do workshop de Dança K-POP selecionados por sorteio. Quem desejar ser maquilhado(a), deverá indicá-lo no acto de inscrição. Os participantes sorteados deverão chegar ao Museu duas horas antes, uma vez que cada maquilhagem levará cerca de 20 minutos. Após a inscrição no workshop e a selecção por sorteio, informaremos a ordem pela qual os inscritos irão ser maquilhados.



Bojagui.jpg
WORKSHOP DE BOJAGUI
Com Kyeong Hwa Choi
21 Novembro | 10:00 às 12:00 | Participantes máx. 16 | M/12 anos
Gratuito, mediante inscrição

O Bojagui é um patchwork tradicional da Coreia. Feito a partir de diferentes tecidos e técnicas, tem múltiplas utilizações no quotidiano dos coreanos, servindo para cobrir, embrulhar, guardar e/ou transportar. Neste workshop iremos trabalhar sobre um bastidor-moldura com tecido coreano, usando técnicas tradicionais.



Taekwondo.jpg
WORKSHOP DE TAEKWONDO
Com Miguel Chung
21 Novembro | 14:30 às 16:00 | Participantes máx. 20 | M/5 anos
Gratuito, mediante inscrição
Recomenda-se aos participantes trazerem roupa confortável, toalha e água

Presente mundialmente em mais de 200 países, o Taekwondo é a arte marcial coreana mais popular que, para além da defesa pessoal, enaltece o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito do praticante. Modalidade olímpica desde 2000, a sua filosofia promove um modo de vida saudável. O workshop destina-se a crianças e adultos interessados em conhecer esta arte milenar. Serão abordados vários temas como técnica, combate, defesa pessoal, preparação física e espírito.



APRESENTAÇÃO-DE-INSTRUMENTOS.jpg
APRESENTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE CORDA TRADICIONAIS DA COREIA
Com HaerangGarang
21 Novembro | 15:00 às 17:00 | Participantes máx. 20 | M/12 anos
Gratuito, mediante inscrição

Haegeum e Kayageum são dois dos principais instrumentos tradicionais de cordas da Coreia, utilizados frequentemente em músicas da Corte. O Haeguem, com duas cordas, parece-se com um violino e produz múltiplos sons. O Gayageum, com doze cordas, é semelhante à cítara. Quando tocados em conjunto, o som límpido produzido pelo Haegeum e o som melancólico do Gayageum criam um dueto bastante harmonioso.
Durante esta apresentação, os participantes poderão aprender um pouco sobre os instrumentos tradicionais de cordas e ouvir algumas músicas tradicionais coreanas.



Caligrafia.jpg
WORKSHOP DE CALIGRAFIA HANGEUL
Com Hyun Jung Jung
22 Novembro | 10:00 às 11:30 | Participantes máx. 15 | M/12 anos
Gratuito, mediante inscrição
Este workshop é dado em língua inglesa

A caligrafia é uma arte visual que reflecte a tradição coreana de escrita artística do Hangeul (alfabeto coreano), acabando por ser uma forma de treino mental.
Neste workshop os participantes aprenderão a desenhar algumas palavras ou a expressar as suas próprias frases em coreano, experimentando compor palavras com vogais e consoantes do alfabeto Hangeul. No final, poderão levar consigo uma pequena moldura com as palavras escritas em Hanji, papel tradicional coreano.



Hanji-Gongye.jpg

WORKSHOP DE HANJI GONGYE
Com Jin Sun Lee
22 Novembro | 15:00 às 17:00 | Participantes máx. 20 | M/12 anos
Gratuito, mediante inscrição

Feito de fibras obtidas a partir de cascas de amoreira, o Hanji é um papel tradicional coreano, utilizado na vida quotidiana ao longo dos séculos, até aos dias de hoje. Recentemente, o Hanji tem vindo a ser redescoberto entre os profissionais de restauro de muitos dos museus mais conceituados, sendo utilizado na recuperação de peças históricas, graças às suas propriedades de durabilidade, excelente qualidade e resistência.
Neste workshop os participantes irão fazer bases para copos, utilizando técnicas básicas de colagem de Hanji. Irão ainda observar as fibras a partir das quais o Hanji é feito e verificar a versatilidade deste papel.



Hangeul.jpg

WORKSHOP DE HANGEUL
Com Eun Hee Choi
22 Novembro | 17:00 às 18:30 | Participantes máx.20 | M/12 anos
Gratuito, mediante inscrição
Este workshop é dado em língua inglesa

Hangeul é o nome do alfabeto coreano criado em 1443 pelo Rei Sejong; é composto de 14 consoantes e 10 vogais. Graças às suas características simples, concisas e de fácil compreensão, o Hangeul é conhecido como um dos sistemas de escrita mais científicos do mundo. Os participantes poderão aprender um pouco sobre o Hangeul chegando, até, a saber ler em coreano no final do workshop, mesmo desconhecendo a língua.



Experiência-de-Hanbok.jpg

EXPERIÊNCIA DE HANBOK – TRAJE TRADICIONAL
24 Novembro | 10:00 às 12:00; 14:00 às 17:00 | Lobby | M/ 5 anos
Gratuito, por ordem de chegada

Hanbok é o traje tradicional da Coreia, caracterizado por cores vibrantes e linhas simples. Hoje em dia o Hanbok apenas é usado em dias de festas tradicionais ou em ocasiões especiais como casamentos. Graças ao número crescente de jovens coreanos mobilizados através de flashmobs, hashtags, Instagram, etc., a popularidade do Hanbok tem vindo a aumentar consideravelmente. Os participantes desta actividade poderão tirar uma fotografia num cenário criado para o efeito, podendo provar um chá coreano no decurso da sua experiência.



CONTOS-COREANOS.jpg
CONTOS COREANOS
(어린이를 위한 한국 동화)
24 Novembro | 10.30 ou 16.00 | Duração 30’ | Para crianças dos 5 aos 10 anos
Gratuito, mediante inscrição

Passando de geração em geração, os contos tradicionais de qualquer país podem contar-nos muito sobre a sua cultura. Nesta sessão, conheceremos dois contos coreanos que nos falam sobre a origem do Sol e da Lua, por um lado, e sobre a fundação da Coreia, por outro. Uma coisa te dizemos: em ambas as histórias encontrarás um tigre! Preparado?
Era uma vez, há muito, muito tempo, quando o tigre fumava cachimbo …




Ficha de Inscrição Gratuita

Actividade

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail*
 Profissão


Política de Privacidade
 Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados

* Campo obrigatório




 


 

Mais Cursos e Conferências

FENG SHUI II 10 Out 18 - 21 Nov 18 + INFO
FENG SHUI INICIAÇÃO 26 Out 18 - 07 Dez 18 + INFO
O QUE É O HAIKU? 15 Nov 18 - 22 Nov 18 + INFO
WORKSHOP DE MANDARIM 12 Jan 19 - 02 Fev 19 + INFO
WORKSHOP DE VIDRADOS 14 Fev 19 - 27 Fev 19 + INFO
UMA TAÇA PARA UM CHÁ 15 Mar 19 - 23 Mar 19 + INFO
VER TODOS