HISTÓRIA DE GOA - DE GOVAPURI À GOA DO SÉC. XXI

HISTÓRIA DE GOA - DE GOVAPURI À GOA DO SÉC. XXI

Sábados | 19 Janeiro a 23 Março '19 [19 e 26 Janeiro; 2, 9, 16 e 23 Fevereiro; 9, 16 e 23 Março]

Com Cristina Osswald, Eduardo Kol de Carvalho e Shiv Kumar Singh
Horário |10.00 às 13.00
Preço €100 | Participantes mín. 20

Este curso pretende fazer uma abordagem da história de Goa, enquanto caso único no contexto da União Indiana. Será naturalmente destacada a presença portuguesa que, ainda hoje, marca de modo decisivo a perceção urbanística e artística do visitante, assim como o modo de viver e de sentir dos seus habitantes. Goa é história e tradição, mas é também uma importante plataforma de modernidade e desenvolvimento da Índia do século XXI.

• A história de Goa nos seus primórdios
  • Govapuri ou os primórdios da História de Goa
  • As especificidades de Goa no contexto da Grande Mãe Índia

• A Goa Portuguesa (1510-1961)
    • Formação da Goa Portuguesa e sua evolução histórico – política
    • Património arquitetónico: construção, conservação e valorização
    • Pintura, escultura e artes decorativas
    • Intercâmbios culturais (gastronomia, literatura e vestuário)

• Goa no séc. XXI
    • Goa e a Índia
    • Goa no mundo

CRISTINA OSSWALD é doutorada pelo Instituto Universitário Europeu, Florença, Itália, com uma dissertação dedicada à arte jesuíta em Goa (1542-1655). É investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto, e ainda docente do Departamento de Formação Contínua da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem lecionado cursos e seminários dedicados à arte em Goa e na Índia em universidades europeias, africanas e asiáticas. Além do livro Writen in stone: artistic and architectural features of Jesuit art in Goa (2013), destaca-se a sua participação em algumas das principais conferências e publicações internacional relativas a S. Francisco Xavier, e a colaboração na ilustração da tradução dos Lusíadas de português para malayalam (2016).

EDUARDO KOL DE CARVALHO, licenciado em arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, foi delegado da Fundação Oriente em Goa entre 2010 e 2015, sendo atualmente presidente da Seção Asiática da Sociedade de Geografia de Lisboa. Desenvolve uma atividade profissional variada, incluindo a docência, a consultadoria cultural nas áreas da arquitetura e do património em Portugal e na Ásia. Eduardo Kol de Carvalho foi distinguido com a comenda da Ordem do Mérito (1993), a comenda da Ordem do Infante (2004) e com o diploma de Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (2018).

SHIV KUMAR SINGH é Professor Universitário de Culturas da Índia, e Hindi na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) desde 2008. Colabora ainda na lecionação de diferentes disciplinas relacionadas com os Estudos Asiáticos, como o sânscrito. Foi bolseiro do Instituto Camões e já deu vários cursos sobre a cultura e sociedade contemporâneas da Índia no Museu do Oriente. Coordena atualmente o Centro de Estudos Indianos da FLUL e elaborou o primeiro dicionário Hindi-Português-Hindi.