A carregar...

CURSO DE ARTES PERFORMATIVAS

CURSO

CURSO DE ARTES PERFORMATIVAS

Sábados | 20 e 27 Abril; 4, 11, 18, 25 Maio; 1, 8, 15 e 22 Junho

Com Francisco Luís Parreira
Horário | 10.00 às 13.00 | Preço €100/10 sessões | Participantes mín. 10 máx. 15
Inscrições até 15 Abril


A ausência de contacto regular com as artes dramáticas e performativas orientais e a sua omissão nos nossos hábitos de consumo cultural motivam a criação de um curso que promove o seu conhecimento e fornece padrões de recepção informados e reflexivos dessas artes na sua riqueza e diversidade. O curso é temático e o seu programa relaciona um conjunto de formas orientais — especificamente da Índia, do Tibete, do Sudeste Asiático e do Extremo Oriente —, históricas ou actuais, com valor paradigmático na reconstituição de uma especificidade cénica e performativa oriental. Quer pela análise das dimensões técnicas e performativas dessas artes, quer pela interpretação dos contextos culturais, ideológicos e religiosos persistentes na sua dispersão, quer, por fim, pela articulação de lógicas de conjunto, pretende-se, por um lado, proporcionar instrumentos para a sua inteligibilidade e desfrute estético, por outro, motivar o reconhecimento nas artes orientais de valores formativos para a prática de estudantes e profissionais das artes do espectáculo.
Conhecimentos e aptidões a desenvolver pelos participantes:

  • A aquisição de uma visão panorâmica das artes cénicas asiáticas na pluralidade das suas manifestações.
  • A identificação dos traços específicos (singulares e/ ou universalistas) das identidades teatrais do Oriente.
  • A formação de uma perspectiva conceptual sobre algumas da suas manifestações mais representativas, pelo acesso a léxicos, estéticas e lógicas expressivas respectivas
  • O desenvolvimento de capacidades de apreciação estética e de crítica cultural de algumas dessas formas


PROGRAMA RESUMIDO
Sessão 1 | A Tradição Indiana (I):  Os Vedas e o canto védico; Origem e transmissão da literatura sagrada Indiana; O drama sânscrito; A origem épica: o Mahabharata e o Ramayana.

Sessão 2 | A Tradição Indiana (II): O drama sânscrito (cont.); Sobrevivências modernas do drama sânscrito; Formas modernas de dança devocional.

Sessão 3 | As artes de Java e do Bali: As artes do transe; o Wayang ou teatro da marioneta; o Wayang Topeng ou drama com máscara.

Sessão 4 | As coreografias do invisível no Sudeste Asiático:  Bali (cont.); Cambodja; Tailândia.

Sessão 5 | A Tradição Japonesa (I): Origem mítica do teatro; O teatro Nô como "obra de arte total” e sua convenção cénica.

Sessão 6 | A Tradição Japonesa (II): Estética zen budista; O Kabuki.

Sessão 7 | A unidade do tempo religioso e performativo - o arcaico e o seu retorno:  O 'Cham e o Ace Lhamo (Tibete); O Chongjae (Coreia); O Butoh (Japão).

Sessão 8 | A Tradição Chinesa (I): O drama vernacular (zaju) da dinastia Yuan e a sua relação ao confucionismo; O drama Qing; O teatro Kun; As origens da "ópera chinesa" (xiqu).

Sessão 9 | A tradição chinesa (II): A tradição xiqu (cont.); Formas regionais; Actualidade do drama chinês; A tradição naturalista, o teatro     revolucionário e a abertura transcultural dos idiomas cénicos  

Sessão 10 | Narração com bonecos e sombras: morfologias e evolução.

Francisco Luís Parreira | Doutorado em Ciências da Comunicação, na especialidade de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (2012), pela UNL, instituição onde também conclui o mestrado.  Foi, até 2015, director e docente da licenciatura de Artes Performativas e Tecnologias da ULHT e sub-director da licenciatura de Artes Dramáticas - Formação de Actores da ULP, onde lecionava ainda em várias outras licenciaturas e doutoramentos. Foi professor convidado no Mestrado e na Licenciatura de Teatro da ESAD-IPL. A suas áreas de ensino, produção, comunicação e publicação académica são as artes performativas, a teoria política e a teoria da cultura. Como autor e dramaturgo, tem colaborado com diversas companhias e instituições artísticas. Publicou poesia e teatro e tem actividade como guionista e crítico literário. Traduziu, para a cena ou para edição, entre outros, Beckett, Yeats, Bernhard e Pinter. É autor da edição crítica em língua portuguesa do poema babilónico de Gilgames.
 

PROGRAMA DETALHADO

Ficha de Inscrição SE

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº  Banco Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados (ver aqui)

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.