DESENHO DE NATUREZA NA ARRÁBIDA

Preços
Em quarto single, sem transporte € 260 | com transporte €275
Em quarto duplo, sem transporte €225  | com transporte €240
(os preços incluem estadia e refeições durante os dias em que decorrer o evento)

Um workshop de desenho no cenário idílico da Serra da Arrábida, com estadia no Convento da Arrábida.

Neste workshop vamos sair para o campo, de caderno e lápis na mão, procurando registar a natureza circundante como ponto de partida para a elaboração de uma ilustração científica. A paisagem, a fauna e a flora, serão os ingredientes utilizados, e o desenho de campo será a ferramenta que permitirá, de forma descontraída, observar melhor, descobrir, conhecer e desfrutar a natureza. Diz-se que jamais se esquece o que se desenhou.

Iremos experimentar e utilizar diferentes técnicas e materiais, tanto na saída de campo, como na posterior realização de uma ilustração científica. Serão abordados conceitos teóricos e práticos e realizados exercícios que permitam começar a elaborar um caderno de campo e uma ilustração científica final.

Público-alvo | Qualquer pessoa que partilhe o gosto e a paixão de caminhar pela natureza, observando-a através do desenho a lápis ou canetas, com ou sem experiência.

Workshop integrado na exposição Plantas de Macau e do Oriente: Exposição de Ilustração Científica, patente ao público no Museu do Oriente entre 30 de Maio e 25 de Agosto.

Catarina França e Sousa (Lisboa, 1973.) é formada de Design de Comunicação, com mestrado em Desenho e especialização em ilustração científica, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Trabalha como designer e ilustradora, tendo também já publicado vários livros para crianças. Como bolseira da Fundação Oriente visitou Macau e as Ilhas em 2013, onde recolheu espécies e esboços que deram origem às ilustrações que poderão ser vistas na sala de exposições temporárias da Fundação Oriente, entre Maio e Agosto de 2019. O desenho de campo e a aguarela serão o mote para o workshop que aqui apresentamos.
O seu trabalho pode ser visto em: www.catarinafrancaillustrations.com

Mafalda Paiva (1973) é natural da Parede, Cascais, e reside em Palmela. É Mestre em Ilustração Científica pelo ISEC e Universidade de Évora.
É Ilustradora residente no Centro de Arqueologia de Lisboa e no Museu do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa. É ainda a ilustradora científica da equipa de investigação em zoologia da Universidade de Antofagasta, Chile. No âmbito do seu trabalho como freelancer trabalhou com alguns dos maiores grupos editoriais e agências de publicidade de Portugal, Espanha e EUA, entre outras, e desenvolve trabalhos de infografia com a National Geographic USA.
Venceu o Concurso Internacional IL-lustraciència 2012, Barcelona e foi distinguida com o 2.º Prémio Casa das Ciências 2013, Fundação Calouste Gulbenkian.