A carregar...

ACESSIBILIDADES

Os Visitantes com necessidades de acesso específicas podem solicitar assistência para a visita ao Museu, na Bilheteira ou reservando com antecedência.

Os Visitantes com necessidades de acesso específicas beneficiam de desconto de 50% do preço do bilhete normal na entrada para as Exposições e Colecções.
 
Para os Espectáculos no Auditório, poderá ser oferecido um bilhete gratuito ao/à Acompanhante de apoio.

O Museu dispõe de cadeira de rodas e bancos portáteis para os Visitantes com restrições na mobilidade.

Para assistência durante a visita e para saber das condições de desconto e das condições de oferta ao/à Acompanhante, por favor contacte o responsável pela Bilheteira e acessibilidades, José Menezes.
Tel: +351 213 585 200
Email: bilheteira@foriente.pt

Condições de acessibilidade exterior
Dois lugares reservados na via pública para veículos de pessoas com necessidades especificas, bem sinalizados e próximos da entrada.
Percurso entre o estacionamento e a entrada do museu livre de obstáculos.
Lancil do passeio rebaixado a toda a largura.
Porta de entrada principal acessível, com largura adequada a pessoas com mobilidade condicionada e adequada ao uso de cadeira de rodas.

Entrada principal
Acesso à recepção no átrio central, sem desnível, livre de obstáculos, com balcão de atendimento com altura adaptada a visitantes de cadeiras de rodas localizado à direita.

O edifício
Edifício com vários pisos, onde a circulação com cadeira de rodas é possível em todos os pisos e sem elementos que constituam obstáculos a pessoas com limitações visuais.
Elevadores acessíveis a pessoas em cadeira de rodas e com botões de comando marcados em braille e com informação visual sobre o andar em que a pessoa se encontra.
No acesso às exposições verifica-se a presença de degraus com corrimões, suprimidos pela existência de acesso pelo elevador panorâmico ou pelos 2 elevadores a poente, estes acessíveis por rampa.
Instalações sanitárias adaptadas no 5º piso e no piso -1, corredores e rampa com dimensões adequadas que permitem a manobra de retorno às pessoas em cadeira de rodas.

Colecções e Exposições
O Museu tem à disposição áudio-guias em português, inglês e francês (custo acrescido).
As áreas expositivas situam-se nos pisos 0, 1 e 2 com espaço entre vitrines e painéis que permitem a circulação de cadeiras de rodas.
Galeria Sul: acessível, sem desníveis.
Galeria Nascente: Acesso com degraus e acessível pela rampa localizada à direita da entrada.
Lounge: acessível pela rampa poente
No acesso aos pisos 1 e 2 existem degraus suprimidos pela existência de acesso pelo elevador panorâmico.
Auditório
Localizado no 5º piso do Museu, tem a lotação de 356 pessoas, incluindo 4 lugares para espectadores em cadeira de rodas, localizados nas zonas laterais por detrás da fila O e perto da entrada.

Salas de Reuniões
No 4º piso encontram-se diversas salas de reuniões, formação ou outras actividades em que o acesso é livre de obstáculos, através dos 2 elevadores a poente e do elevador panorâmico.

Restaurante
Localizado no 5º piso. Acesso pelos 2 elevadores a poente.
Acesso livre de obstáculos, existência de rampa no interior para acesso à zona de mesas.
Sem balcão de atendimento rebaixado.

Cafetaria no Foyer
Localizado no 5º piso, acessível através do elevador panorâmico. Percurso entre o foyer e o auditório livre de obstáculos.
Sem balcão de atendimento rebaixado.

Bar/Cafetaria
Localizado no piso -1, acesso por elevador e livre de obstáculos.
Interior livre de obstáculos, sem balcão de atendimento rebaixado.

Loja do Museu
Localizada no piso 0, à direita do átrio central. Acessível por rampa.
Interior com vitrines e balcão de atendimento rebaixado.

Centro de Documentação
Localizado no piso - 1, acesso pelos 2 elevadores a poente.
Interior livre de obstáculos, com balcão de atendimento rebaixado.

Instalações sanitárias
Localizadas nos pisos 4, 5 e -1, de acesso por elevador e livre de obstáculos, exclusivas e equipadas para visitantes com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas. As portas são de correr, com espaço de manobra e disponível para transferência da cadeira para a sanita e com barras de apoio do lado direito e esquerdo rebatíveis. Lavatório com torneira monocomando e sem coluna.

Informação Sinalética
Saídas e entradas bem identificadas. Mapas de orientação simples e claros. Sinalética com textos de cor contrastante e percursos indicados com símbolos visuais.