Imprimir    

CURSO DE SHAKUHACHI

4ª EDIÇÃO

CURSO DE SHAKUHACHI

Segunda a Sexta | 24 a 28 Junho
Com César Viana
Nível I - iniciados | 16.00 às 19.00
Horário nível II 17.00 às 20.00
Preço € 70  | Participantes M/12 anos

Já na sua 4ª edição, o Curso de Shakuhachi desenvolve-se em dois níveis: um horário dedicado aos que vão agora iniciar-se na aprendizagem deste instrumento, bem como exercícios para participantes com conhecimentos prévios e  ainda actividades conjuntas. Não são necessários conhecimentos prévios de música e haverá instrumentos disponíveis para quem desejar adquirir.

O shakuhachi é uma flauta de bambu japonesa que era tocada pelos Komuso, monges-samurais que percorriam as estradas do Japão feudal tocando a sua flauta para pedir esmola. Era também usado para a prática de uma forma particular de meditação o "Suizen" (zen soprado), uma alternativa ao "Sazen" (zen sentado, bastante mais conhecido).
O repertório sagrado original deste instrumento designado repertório Honkyoku foi recolhido no século XVIII por Kinko Kurosawa I, que percorreu todo o Japão para o efeito e sistematizou a sua notação. É hoje uma componente fundamental da música clássica japonesa e desperta um crescente interess

César Viana
estuda shakuhachi desde 2002, sendo desde há alguns anos discípulo do mestre Keisuke Zenyoji, uma das maiores autoridades deste instrumento, herdeiro de linhagens que vão até ao próprio Kinko Kurosawa I.

 

Fechar