A carregar...

O AZUL ÍNDIGO – DA PLANTA AO VAT DE TINGIMENTO

OFICINA

O AZUL ÍNDIGO – DA PLANTA AO VAT DE TINGIMENTO

Sábado e domingo | 21 e 22 Setembro 

Com Alice Bernardo
Horário | 21 Setembro, 14.00 às 18.00; 22 Setembro, 10.00 às 13.00 e 14.00 às 17.00
Preço 180 € | Participantes máx. 12
 
 
O Índigo, o único verdadeiro azul de origem vegetal, é um pigmento icónico. As suas origens e as práticas relacionadas com a tinturaria natural utilizando este pigmento estão quase sempre envoltas em mistério e os segredos do ofício de quem domina esta cor nunca são revelados na totalidade, mesmo nos nossos dias.
 
No âmbito do projecto Saber Fazer, o trabalho de Alice Bernardo com o índigo levou ao cultivo de várias espécies de plantas produtoras de Índigo em Portugal, à extração de pigmento e consequentemente à tinturaria orgânica, nos últimos anos. Toda a investigação e trabalho de campo levado a cabo para dominar estes processos resultou numa aprendizagem tecnicamente fundamentada, mas orientada para a prática.
 
Nesta oficina dar-se-á especial atenção às técnicas utilizadas para se extrair o pigmento das plantas, e iremos utilizar especificamente o método que era tradicionalmente mais utilizado na Índia - a extracção por fermentação em água. As plantas cultivadas pela formadora e utilizadas para o processo são, na verdade, uma espécie utilizada no Japão e, por isso, falaremos também de outros métodos de extração e conversão de índigo praticados noutras culturas no mundo, para que possamos perceber como é que diferentes métodos nos levam ao mesmo resultado e quais as diferenças entre eles.
 
Esta oficina divide-se em 2 dias e em duas partes. Uma parte é dedicada à produção e extração do pigmento a partir das plantas e a segunda parte, mais extensa, é dedicada ao tingimento. A necessidade de termos plantas frescas para realizar a extração do pigmento no local explica a realização do workshop em Setembro.
Começamos por aprender mais sobre este pigmento icónico, algumas das diferentes plantas que o produzem e da sua química, parte essencial para que se possa efectivamente perceber como funciona o índigo e como pode ser manipulado.
Aprenderemos sobre os diferentes tipos de vats de índigo que existem e aprenderemos a montar um vat de tingimento completamente orgânico, uma alternativa sustentável aos vats químicos em que se utilizam substâncias nocivas para o ambiente (como o hidrossulfito de sódio e outros). Falaremos também de outro ponto essencial para um tingimento bem sucedido: a preparação dos tecidos antes do tingimento e sua finalização pós-tingimento.
Cada participante irá criar o seu pequeno vat individual num frasco de vidro que poderá depois levar para casa para trabalhar e esta oficina inclui inclui um Manual de Iniciação ao Tingimento Orgânico com Índigo.
 
Iremos trabalhar com fibras de origem vegetal, nomeadamente algodões e linhos.
 
Conteúdos da oficina:

  • Introdução ao Azul Índigo: as plantas, o pigmento, a química;
  • Extracção de índigo a partir de plantas frescas;
  • Outros métodos de extração e conversão do índigo em diferentes culturas no mundo;
  • Preparação dos tecidos para tingimento com Índigo;
  • O que é um vat e diferentes tipos de vats de Índigo;
  • Criação de um vat de tingimento de Índigo orgânico (sem químicos sintéticos ou tóxicos);
  • Tingir com Índigo;
  • Princípios de manutenção de um vat de Índigo;
  • Tratamento dos tecidos pós-tingimento;
 
Alice Bernardo é coordenadora do Saber Fazer, uma iniciativa que desde 2011 se dedica à educação na área das técnicas de produção artesanal e semi-industrial em Portugal.  A par da investigação dedicada maioritariamente à produção das fibras têxteis e tintos naturais, tem-se dedicado à disseminação do conhecimento técnico através de programas educativos, que se distinguem por serem estruturados em torno de matérias-primas produzidas in situ, bem como oficinas para o público em geral e publicações.
Desde 2016 que desenvolve trabalho em torno do Índigo, realizando anualmente a extracção deste pigmento a partir de plantas cultivadas localmente e utilizando técnicas de tingimento ambientalmente sustentáveis."
 

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados (ver aqui)

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
 


 

Mais Cursos e Conferências

IKEBANA 08 Out 19 + INFO
WORKSHOP DE PORCELANA 15 Out 19 - 22 Out 19 + INFO
O QUE É O HAIKU? 24 Out 19 - 31 Out 19 + INFO
CURSO RELIGIÕES DA ÍNDIA 26 Out 19 - 07 Dez 19 + INFO
WORKSHOP DE AZULEJO 09 Nov 19 - 07 Dez 19 + INFO
VER TODOS