INICIAÇÃO AO TINGIMENTO ORGÂNICO COM ÍNDIGO

Com Alice Bernardo
Horário 10.00 às 13.00 e 15.00 às 18.00
Preço €95 | Participantes máx.12, mín.10

Esta oficina foi criada com o objetivo de desvendar os mistérios da tinturaria com Índigo. É uma oficina pensada para quem se pretende iniciar na Tinturaria Natural com Índigo, mas que procura rigor técnico, científico e uma prática baseada em princípios de sustentabilidade ambiental.

Conteúdos da Oficina
  • Introdução ao Azul Índigo: as plantas, o pigmento, a química;
  • Preparação dos tecidos para tingimento com Índigo;
  • O que é um vat e diferentes tipos de vats de Índigo;
  • Criação de um vat de tingimento de Índigo orgânico (sem químicos sintéticos ou tóxicos);
  • Tingir com Índigo;
  • Princípios de manutenção de um vat de Índigo;
  • Tratamento dos tecidos pós-tingimento

Alice Bernardo é coordenadora do Saber Fazer, uma iniciativa que desde 2011 se dedica à educação na área das técnicas de produção artesanal e semi-industrial em Portugal.  A par da investigação dedicada maioritariamente à produção das fibras têxteis e tintos naturais, tem-se dedicado à disseminação do conhecimento técnico através de programas educativos, que se distinguem por serem estruturados em torno de matérias-primas produzidas in situ, bem como oficinas para o público em geral e publicações.
Desde 2016 que desenvolve trabalho em torno do Índigo, realizando anualmente a extração deste pigmento a partir de plantas cultivadas localmente e utilizando técnicas de tingimento ambientalmente sustentáveis.