A carregar...

FESTIVAL DA INDONÉSIA
JOGJA CIDADE MUNDIAL DO BATIK

14 a 16 Setembro | Gratuito
Em colaboração com o RHI

FESTIVAL DA INDONÉSIA <br/> JOGJA CIDADE MUNDIAL DO BATIK

Sábado a segunda | 14 a 16 Setembro | Gratuito

Para celebrar o 10º aniversário do reconhecimento do batik indonésio como Património Cultural Imaterial da UNESCO,  a Embaixada da Indonésia em Lisboa e o Governo da Província de Yogyakarta, em colaboração com o Arte Institute e a Fundação Oriente, organizam um conjunto de actividades para promover o conhecimento do batik em Portugal.

O Batik da Indonésia foi reconhecido pela UNESCO com base nos seguintes critérios: tradições e expressões orais; práticas sociais, rituais e eventos festivos; e trabalho tradicional.

O programa gratuito consiste numa exposição, um workshop e um desfile de moda, bem como um bazar.


EXPOSIÇÃO-DE-BATIK.jpg

PROGRAMA
EXPOSIÇÃO DE BATIK
14 a 16 Setembro | Lounge

14 Set | 10.00-12.30 | Cerimónia de abertura

Mostra de 31 tecidos batik da província de Yogyakarta ( "Jogja", como eé habitualmente referida pelos indonésios), em 4 categorias: 18 tecidos batik representando a história do ciclo de vida do Homem; 5 tecidos batik de originários de Pakualaman; 5 tecidos de batik índigo e 5 tecidos batik ilustrativos do processo de fabrico.
A cerimónia de abertura, aberta ao público, inclui um momento de dança Gebyar Batik e a apresentação da Jogja World Batik City, reconhecida pelo World Craft Council em 2014 com base em critérios históricos, de autenticidade, conservação, economia, ecologia, impacto global e sustentabilidade.

WORKSHOP DE BATIK
14 Setembro | 15:00-17:00 | Sala Serviço Educativo 
Compreende a história do batik, processos de fabric e técnicas, bem como o significado dos padrões e motivos.
Gratuito | Inscrição info@arteinstitute.org [vagas limitadas]


DESFILE-DE-MODA_2.jpg
 

DESFILE DE MODA
15 Setembro | 16:30-18:00 
Apresentação de criações em batik Afif Syakur e Galeri Batik Jawa.
Gratuito | Inscrição info@arteinstitute.org [vagas limitadas]

BAZAR
15 e 16 Setembro | 10.00 às 18.00
No bazar os visitantes terão oportunidade de adquirir batiks de Yogyakarta.

SOBRE O BATIK
Batik é a técnica, o simbolismo e a cultura que envolvem o tingimento manual de tecidos de algodão e seda. Na vida dos indonésios, o Batik está presente desde o início até ao fim: os bebés são transportados em panos de batik decorados com símbolos desenhados para lhes dar sorte, e os falecidos são envoltos em batik funerário.
Roupa com padrões do dia-a-dia é normalmente utilizado em contextos formais e informais, enquanto que uma variedade específica de padrões é incorporada nas celebrações especiais como casamento e gravidezes, também nos teatros de marionetas e outras formas de arte.
O Batik é tingido por artesãos que desenham padrões em tecidos, utilizando pontos e linhas de cera quente, que resiste a corantes à base vegetal e outros, permitindo que o artesão colore o pano seletivamente embebendo-o numa cor, removendo a cera com água a ferver e repetindo o processo caso seja desejado múltiplas cores.
Passado de geração em greação, a arte de batik está integrada na identidade cultural do povo indonésio e, através do significado simbólico das suas cores, expressa a criatividade e espiritualidade.
O Batik da Indonésia foi reconhecido pela UNESCO com base nos seguintes domínios: (1) tradições e expressões orais; (2) práticas sociais, rituais e eventos festivos; e (3) trabalho tradicional.