A carregar...

LINGUAGENS SECRETAS NA ARTE E NA LITERATURA

WORKSHOP

LINGUAGENS SECRETAS NA ARTE E NA LITERATURA

Sábado | 26 Outubro
Com Alexandre Correia
Horário | 10.00 às 13.00
Preço | €10
Participantes mín.8/máx.15 | M/16 anos

O pleno significado a extrair de uma obra literária ou artística não se esgota na leitura dos elementos objectivamente representados ou expressos.
Um reflexo das sociedades altamente codificadas em que viviam e trabalhavam, ao longo dos séculos artistas e escritores têm recorrido a elementos simbólicos, mais ou menos dissimulados, para transmitir ideias paralelas, mensagens secretas ou mesmo desafios à ordem vigente, política, religiosa ou social.
A partir de algumas obras emblemáticas da arte ocidental, este workshop propõe-se ensinar a decifrar alguns destes significados ocultos.
No final do workshop, os participantes são convidados a visitar o museu, ao encontro de algumas peças ilustrativas dos temas discutidos e apresentados.

O workshop não requer conhecimentos prévios em história da arte ou literatura. Destina-se ao público em geral, com interesse pela literatura e/ou arte e simbolismo.

Alexandre Correia é licenciado em História e Mestre em História Medieval (Universidade Salamanca), estando a preparar a dissertação de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência – especialidade Museologia (Universidade de Évora). É autor do projecto museológico e museográfico do Museu Maynense (Academia das Ciências de Lisboa), onde foi bolseiro pela FCT (estudo das colecções asiáticas e africanas). Foi director da Galeria de Arte Conde de Redondo e assessor técnico e científico no Museu Nacional da Ajuda e Museu Nacional dos Coches, entre outros. Colaborando regularmente com várias instituições de carácter científico e cultural, está a desenvolver um projecto de transcrição paleográfica dos Cadernos do Nefando da Inquisição Portuguesa. Actualmente, trabalha no Centro de Documentação da Fundação Oriente.

Ficha de Inscrição CD

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº  Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
 Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados (ver aqui)

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.