Imprimir    

LINGUAGENS SECRETAS NA ARTE E NA LITERATURA

WORKSHOP

LINGUAGENS SECRETAS NA ARTE E NA LITERATURA

Sábado | 26 Outubro
Com Alexandre Correia
Horário | 10.00 às 13.00
Preço | €10
Participantes mín.8/máx.15 | M/16 anos

O pleno significado a extrair de uma obra literária ou artística não se esgota na leitura dos elementos objectivamente representados ou expressos.
Um reflexo das sociedades altamente codificadas em que viviam e trabalhavam, ao longo dos séculos artistas e escritores têm recorrido a elementos simbólicos, mais ou menos dissimulados, para transmitir ideias paralelas, mensagens secretas ou mesmo desafios à ordem vigente, política, religiosa ou social.
A partir de algumas obras emblemáticas da arte ocidental, este workshop propõe-se ensinar a decifrar alguns destes significados ocultos.
No final do workshop, os participantes são convidados a visitar o museu, ao encontro de algumas peças ilustrativas dos temas discutidos e apresentados.

O workshop não requer conhecimentos prévios em história da arte ou literatura. Destina-se ao público em geral, com interesse pela literatura e/ou arte e simbolismo.

Alexandre Correia é licenciado em História e Mestre em História Medieval (Universidade Salamanca), estando a preparar a dissertação de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência – especialidade Museologia (Universidade de Évora). É autor do projecto museológico e museográfico do Museu Maynense (Academia das Ciências de Lisboa), onde foi bolseiro pela FCT (estudo das colecções asiáticas e africanas). Foi director da Galeria de Arte Conde de Redondo e assessor técnico e científico no Museu Nacional da Ajuda e Museu Nacional dos Coches, entre outros. Colaborando regularmente com várias instituições de carácter científico e cultural, está a desenvolver um projecto de transcrição paleográfica dos Cadernos do Nefando da Inquisição Portuguesa. Actualmente, trabalha no Centro de Documentação da Fundação Oriente.

 

Fechar