Imprimir    

JIANZHI - TRADICIONAL ARTE DE RECORTE DE PAPEL

WORKSHOP

JIANZHI - TRADICIONAL ARTE DE RECORTE DE PAPEL

Sábado | 25 Janeiro
Com Nic e Inês
Horário | 10.00 às 13.00
Preço €35 | Participantes mín. 7, máx. 15

Tendo cerca de 1500 anos de história, a arte chinesa de Jianzhi, recorte delicado em papel, tem uma função essencialmente religiosa e espiritual. São usados para decorar e trazer boa sorte às casas no Ano Novo. Património imaterial da humanidade desde 2009, esta arte, praticada sobretudo por mulheres, é geralmente feito em papel vermelho, que simboliza a sorte na cultura chinesa.

Neste workshop vamos criar ilustrações recortadas e decorativas. Vamos fazer uma introdução aos métodos, ferramentas e papéis específicos da prática de recortar papel. Recorreremos ao vasto acervo do Museu do Oriente para mostrar exemplos e buscar inspiração para criarmos duas ilustrações distintas. A primeira é um Jianzhi mais tradicional, e o segundo será criado a partir das sobras do primeiro recorte.

PROGRAMA
  • Adquirir linguagem específica
  • Conhecer os diferentes materiais, instrumentos e processos de Jianzhi e recorte de papel no geral
  • Aumentar o conhecimento dos recortes chineses da coleção do Museu do Oriente
  • Desenvolver a imaginação, criatividade, sensibilidade estética, e potencial artístico

Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, actuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura, e da ilustração, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

 

Fechar