A carregar...

GRAVURA COM CHINE COLLÉ

WORKSHOP

GRAVURA COM CHINE COLLÉ

Sábado | 14 Março
Com Nic e Inês
Horário | 10.00 às 13.00
Preço €35  | Participantes mín.7, máximo 15

Chine-Collé é um processo de gravura que visa embutir papéis finos tradicionalmente importados da China, Índia e Japão) em impressões de gravura através da força da prensa. Esta técnica permite adicionar cores ou texturas diferentes do papel de suporte ou da tinta de impressão.
Inicialmente são expostos vários exemplos, bem como teoria de apoio e o enquadramento histórico da Gravura. De seguida explora-se a gravura com recurso a matrizes alternativas, que permitem resultados mais céleres e práticos
do que as técnicas tradicionais.

Cada participante poderá realizar várias impressões com folhas e papel a seu gosto ou com papéis orientais fornecidos pelos formadores.

PROGRAMA
  • Sensibilizar os participantes para o universo da impressões e gravura
  • Experimentar técnicas alternativas
  • Desenvolver a imaginação e criatividade
  • Promover a postura crítica e o desenvolvimento de projeto individual


Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, actuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura, e da ilustração, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.


Cancelamento de actividades | 13 Março a 4 Abril

Na sequência das orientações da Direcção-Geral de Saúde para a contenção do novo coronavírus, todas as actividades agendadas para o período de 13 Março a 4 Abril serão canceladas.
Sempre que possível, as actividades serão reagendadas para datas a anunciar. Os participantes já inscritos serão contactados pelos respectivos serviços.

Em alternativa, os participantes inscritos poderão solicitar reembolso pela actividade cancelada, através do email info@foriente.pt, indicando a actividade em causa.

Fundação Oriente, 12 Março