EM JANEIRO | CELEBRANDO O ANO NOVO CHINÊS

ACTIVIDADES EM JANEIRO

EM JANEIRO | CELEBRANDO O ANO NOVO CHINÊS

Sábado, 25 Janeiro, 1º dia do Ano do Rato, entrada gratuita no Museu.

Kung Hei Fat Choy! A 25 de Janeiro inicia-se o ano do Rato, o primeiro dos 12 animais do zodíaco chinês. Por este motivo, considera-se que 2020 será um ano propício a novos projectos, iniciativas e oportunidades. Para iniciar este ano da melhor maneira, sugere-se, entre outras tradições, comer alimentos apreciados pelo rato (frutos secos e queijos) ou usar as suas roupas e acessórios mais luxuosos, pois o rato gosta de opulência.

Entre tradições familiares, oferendas aos deuses, rituais de purificação e propiciatórios da sorte e da prosperidade, o Museu do Oriente preparou um conjunto de actividades para todas as idades, que culminam no dia 25 de Janeiro, com entrada gratuita no Museu

E O VENCEDOR É… O RATO!
11 ou 21 Janeiro | 11.30 às 12.00 | Ateliê para bebés [12-36 meses] | €4,5/participante [adulto ou criança]
Lançado o desafio, 12 animais entram na corrida. Um a um vão cruzando a meta e todos são vencedores! Vem descobrir a história do zodíaco chinês, procurando nas exposições os animais que o integram.

EM CONVERSA COM… GUAN YU
12 Janeiro | 11.30 às 12.00 | Visita contada [6-10 anos] | €4,5
Mas por que razão está vermelho?  Estará envergonhado? Com medo?
De rosto vermelho, Guan Yu, general chinês elevado a divindade, é um personagem digno de uma aventura de super-heróis ou do enredo de uma ópera épica! Vamos conhecê-lo.

OS DEUSES SÃO GULOSOS?
18 Janeiro | 11.30 às 12.30 | Oficina [3-5 anos] | €4,5/participante [adulto ou criança]
Há-os que guardam as portas dos maus espíritos, e outros que não saem da cozinha, como Zaojun! Entre oferendas e rituais, descobre os deuses e as tradições chinesas de Ano Novo.

DO CAMARIM AO PALCO
19 Jan, 11.30 às 12.30 | 24 Jan, 19.00 às 20.00 | Visita performativa para famílias [M/5 anos] | €6/participante
Música, canto, artes marciais, acrobacias… o actor de ópera chinesa tem de dominar várias artes. Só assim poderá triunfar em palco. Um relato para ouvir, na primeira pessoa, entre trajes e maquilhagens.

UMA FESTA DAS LANTERNAS
25 Janeiro | 15.00 às 17.00 | Oficina [7-12 anos] | €5
Seguindo o calendário lunar, o fim das comemorações do Ano Novo Chinês é assinalado com um festival de lanternas. Desafiamos-te a construir a tua!

A VOZ LÍRICA: ÁRIAS E CANÇÕES
CICLO PIANO FORTE
25 Janeiro | 19.00 | Auditório | €12
Neste recital, Isabel Alcobia (canto) e Shao Ling (piano), interpretam árias de ópera e zarzuela europeias, bem como canções eruditas e populares, incluindo tradicionais chinesas celebrando o Ano Novo.
Bilhetes e programa

O ANO NOVO
28 Janeiro | 11.30 às 12.00 | Ateliê para bebés [até 12 meses] | €4,5/participante
Papelinhos vermelhos, batidas em tambor, sorrisos, festa! O Ano Novo chegou! Temos muito para festejar numa oficina de luz, ritmo, alegria e cor! Feliz Ano Novo!

JIANZHI - TRADICIONAL ARTE DE RECORTE DE PAPEL
25 Janeiro | 10.00 às 13.00 | Workshop M/16 anos | €35
Com cerca de 1500 anos de história, os recortes de papel Jianzhi são usados para decorar e trazer boa sorte às casas no Ano Novo. Convidamos a experimentar esta arte tradicional, património imaterial da humanidade.