A carregar...

CURSO RELIGIÕES NO JAPÃO

CURSO

CURSO RELIGIÕES NO JAPÃO

25 Abril a 27 Junho
Com António Barrento
Sábados | 25 Abril; 9, 23, 30 Maio, 6, 20 e 27 Junho
Horário 10.00 às 13.00 | Participantes mín. 20
Preço €110

Este curso constitui uma introdução ao fenómeno religioso no Japão, numa abordagem simultaneamente histórica e contemporânea. Centra-se, numa primeira parte, numa análise das principais tradições religiosas identificadas no Japão, sendo dada especial ênfase ao xintoísmo, ao budismo, ao cristianismo, e às ‘novas religiões’ emergentes nos séculos XIX e XX, e sendo estudadas complementarmente outras realidades religiosas no domínio do xamanismo, do confucionismo e do taoísmo. No quadro da diversidade de tradições religiosas existentes, são especificamente examinadas as questões da coexistência, concorrência e interinfluência das mesmas.

Numa segunda parte, o curso observa de forma abrangente e integrada o fenómeno religioso, considerando-o para lá das suas tradições específicas. Neste âmbito, por um lado, examina realidades religiosas não enquadradas especificamente em nenhuma das referidas tradições, como a crença em espíritos sobrenaturais tais como os yūrei e os yōkai, e, por outro, inspecciona, de uma forma transversal às várias tradições, temas como o espaço religioso, o fenómeno da peregrinação e o ritual religioso associado à morte.
 
O curso pretende olhar de uma forma multifacetada para o fenómeno religioso, tendo em consideração doutrinas, crenças e práticas; as suas manifestações entre comunidades de religiosos e de leigos; a sua integração em realidades sociais mais vastas e nomeadamente as relações entre as diferentes tradições religiosas e o poder, a política e o Estado, as estruturas sociais, o género e as percepções de identidade. Para este efeito, observa, não apenas textos doutrinários, mas também testemunhos, relatos de experiências, e obras de ficção, incluindo textos literários, filmes, manga e anime. Do ponto de vista metodológico, segue uma abordagem crítica tanto das fontes primárias relativas ao fenómeno religioso como das várias interpretações das diversas realidades religiosas.


António Barrento | Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorado em História da China (SOAS, Universidade de Londres), Mestre em Língua e Sociedade Japonesas (Universidade de Sheffield), História da Ásia (SOAS, Universidade de Londres), Estudos Asiáticos (Universidade de Hong Kong), Direito (Universidade de Hong Kong), e Estudos Europeus Avançados (Colégio da Europa, Bruges).


Cancelamento de actividades | Até 30 Maio

Tendo em conta a evolução da pandemia de COVID-19, a Fundação Oriente decidiu cancelar todas as actividades programadas até ao final de Maio. 

Pedidos de reembolso de inscrições devem ser dirigidos aos serviços da Fundação Oriente, através do email info@foriente.pt, indicando a actividade em causa.

Fundação Oriente, 26 Março

 

Mais Cursos e Conferências

FENG SHUI, NÍVEL II 25 Mar 20 - 08 Abr 20 + INFO
KON'NICHIWA NIHON! 08 Abr 20 - 27 Mai 20 + INFO
WORKSHOP PINTURA EM SEDA 13 Abr 20 - 11 Mai 20 + INFO
DANÇA K-POP 16 Abr 20 - 23 Mai 20 + INFO
ENCONTROS DE FENG SHUI 17 Abr 20 - 03 Jun 20 + INFO
UMA TAÇA PARA UM CHÁ 17 Abr 20 - 09 Mai 20 + INFO
O QUE É O HAIKU? 21 Mai 20 - 28 Mai 20 + INFO
FENG SHUI INTENSIVO 23 Jun 20 - 25 Jun 20 + INFO
VER TODOS