A carregar...

CURSO RELIGIÕES NO JAPÃO

CURSO ONLINE

CURSO RELIGIÕES NO JAPÃO

10 Outubro a 28 Novembro
Com António Barrento
Sábados | 10, 17, 24, 31 Outubro, 7, 14, 21 e 28 Novembro
Horário 10.00 às 13.00 | Participantes mín. 20
Preço €110 | Curso online

Este curso constitui uma introdução ao fenómeno religioso no Japão, numa abordagem simultaneamente histórica e contemporânea. Centra-se, numa primeira parte, numa análise das principais tradições religiosas identificadas no Japão, sendo dada especial ênfase ao xintoísmo, ao budismo, ao cristianismo, e às ‘novas religiões’ emergentes nos séculos XIX e XX, e sendo estudadas complementarmente outras realidades religiosas no domínio do xamanismo, do confucionismo e do taoísmo. No quadro da diversidade de tradições religiosas existentes, são especificamente examinadas as questões da coexistência, concorrência e interinfluência das mesmas.

Numa segunda parte, o curso observa de forma abrangente e integrada o fenómeno religioso, considerando-o para lá das suas tradições específicas. Neste âmbito, por um lado, examina realidades religiosas não enquadradas especificamente em nenhuma das referidas tradições e, por outro, inspecciona, de uma forma transversal às várias tradições, temas como o espaço religioso, o fenómeno da peregrinação e o ritual religioso associado à morte.
 
O curso pretende olhar de uma forma multifacetada para o fenómeno religioso, tendo em consideração doutrinas, crenças e práticas; as suas manifestações entre comunidades de religiosos e de leigos; a sua integração em realidades sociais mais vastas e nomeadamente as relações entre as diferentes tradições religiosas e o poder, a política e o Estado, as estruturas sociais, o género e as percepções de identidade. Para este efeito, observa, não apenas textos doutrinários, mas também testemunhos, relatos de experiências, e obras de ficção, incluindo textos literários, filmes, manga e anime. Do ponto de vista metodológico, segue uma abordagem crítica tanto das fontes primárias relativas ao fenómeno religioso como das várias interpretações das diversas realidades religiosas.
 
António Barrento | Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorado em História da China (SOAS, Universidade de Londres), Mestre em Estudos da Ásia do Sul (SOAS, Universidade de Londres), em Língua e Sociedade Japonesas (Universidade de Sheffield), História da Ásia (SOAS, Universidade de Londres), Estudos Asiáticos (Universidade de Hong Kong), Direito (Universidade de Hong Kong), e Estudos Europeus Avançados (Colégio da Europa, Bruges).

Imagem | Amaterasu saindo da gruta Amanoiwato | Japão, 1857, Colecção Kwok On | © Hugo Maertens, Bruges/Fundação Oriente