A carregar...

ORIGAMI: FIGURA ANIMAL, FIGURA HUMANA E FLORA

WORKSHOP EM TRÊS MODULOS

ORIGAMI: FIGURA ANIMAL, FIGURA HUMANA E FLORA

Quartas | 22 Abril, 6 Maio, 20 Maio
Com Constança Arouca
Horário 15.00 às 17.00
Preço €60 [ou €20/módulo] | Participantes máx. 12

Este workshop dividido em três módulos dá a conhecer a história da dobragem de papel no Japão. A partir de modelos simples do origami tradicional, evolui-se em complexidade até exemplos mais elaborados do origami moderno, explorando a representação da figura animal, figura humana, flores e plantas.

22 Abril | ORIGAMI  FIGURA ANIMAL
Não é por acaso que três das ‘bases clássicas’ do origami têm nomes de animais, a base de pássaro, peixe e rã. Muitos dos problemas de representação resolvidos na dobragem de papel estão ligados ao modo como cada autor observou um animal particular e melhorou o seu modelo. Diminuir o número de dobras, captar o espírito de cada animal através da modelação e criar estruturas para dar forma a insectos de várias patas, foram alguns dos desafios superados ao longo do tempo.
O primeiro módulo do workshop tem como objetivo contextualizar a representação da figura animal na tradição japonesa de dobragem de papel e dar espaço à construção de modelos simples, próprios para principiantes.

6 Maio | ORIGAMI FIGURA HUMANA
Na tradição japonesa da dobragem de papel, a figura humana aparece através de modelos representados com trajes típicos. O auto-retrato, explorado por autores modernos, introduz um olhar mais atento ao detalhe. Pormenores do rosto, ampliações de partes do corpo, e séries de figuras de temas diversos continuam a exploração da figura humana como mote para modelos variados.
Esta segunda sessão tem como objetivo contextualizar a representação da figura humana na história do origami e dar espaço à construção de modelos de dificuldade média próprios para principiantes com alguma prática.

20 Maio | ORIGAMI FLORES E PLANTAS
Um tronco no chão, uma folha caída, um ramo de árvore com botões em flor.
Akira Yoshizawa explorou este teatro de escalas, com uma surpreendente atenção ao detalhe. Os origamistas modernos continuaram este caminho, observando o universo vegetal para compor os mais diversos diagramas.

Esta terceira e última sessão contextualiza o trabalho dos origamistas Robert Lang e Tomoko Fuse e dá a conhecer o sistema ‘wet folding’ de Akira Yoshizawa, abrindo espaço à construção de modelos origami moderno elaborados.

Constança Arouca
(Lisboa, 1976) é gravadora e investigadora. Concluiu em 2004 o Curso Avançado em Artes Plásticas no Ar.Co e em 2016 concluiu o mestrado de Antropologia de Culturas Visuais na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2017 e 2019 realizou o Estudo das Gravuras, Estampagens e Posters do Vietname na Coleção Kwok On da Fundação Oriente.


Cancelamento de actividades | Até 30 Maio

Tendo em conta a evolução da pandemia de COVID-19, a Fundação Oriente decidiu cancelar todas as actividades programadas até ao final de Maio. 

Pedidos de reembolso de inscrições devem ser dirigidos aos serviços da Fundação Oriente, através do email info@foriente.pt, indicando a actividade em causa.

Fundação Oriente, 26 Março



 

Mais Cursos e Conferências

FENG SHUI, NÍVEL II 25 Mar 20 - 08 Abr 20 + INFO
KON'NICHIWA NIHON! 08 Abr 20 - 27 Mai 20 + INFO
WORKSHOP PINTURA EM SEDA 13 Abr 20 - 11 Mai 20 + INFO
DANÇA K-POP 16 Abr 20 - 23 Mai 20 + INFO
ENCONTROS DE FENG SHUI 17 Abr 20 - 03 Jun 20 + INFO
UMA TAÇA PARA UM CHÁ 17 Abr 20 - 09 Mai 20 + INFO
CURSO RELIGIÕES NO JAPÃO 25 Abr 20 - 27 Jun 20 + INFO
O QUE É O HAIKU? 21 Mai 20 - 28 Mai 20 + INFO
FENG SHUI INTENSIVO 23 Jun 20 - 25 Jun 20 + INFO
VER TODOS