A carregar...

MASCOTES OLÍMPICAS

DE TALISMÃS A SÍMBOLOS DE IDENTIDADE (ADIADO)

MASCOTES OLÍMPICAS

Inauguração | 28 Maio | 18.30
Até 13 Setembro

Funcionando na sua origem como amuletos capazes de trazer sorte aos seus possuidores, as mascotes evoluíram para as funções de identidade e comunicação que actualmente também encerram. Desde 1968, os Jogos Olímpicos integram estas figuras como símbolos específicos de cada edição. Ao longo de meio século as mascotes olímpicas caracterizam-se pela criatividade e pela relação cultural que revelam com a cidade ou a região onde os Jogos têm lugar.

Concebida pela Academia Olímpica de Portugal com recurso a peças de colecções particulares ou institucionais, a exposição retrata meio século de história destes símbolos identitários, que se tornaram também elementos de valor económico relevante para os comités organizadores de cada edição dos Jogos Olímpicos.

O acervo exposto é complementado por textos relativos a cada edição dos Jogos Olímpicos com mascote (desde os Jogos de Inverno de Grenoble-1968 até Tóquio-2020) e ainda pela projeção de filmes de animação protagonizados por mascotes olímpicas.

Co-organização Academia Olímpica de Portugal