A carregar...

TERRA SUSPENSA

EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE ARTISTAS DE MACAU (ADIADO)

TERRA SUSPENSA

Inauguração | 4 Junho | 18.30
Até 13 Setembro

Com a transferência de soberania para Macau em 1999, virava-se uma nova página na história. No entanto, para quem testemunhou e viveu a mudança, incluindo os artistas participantes nesta exposição, parecemos à deriva no tempo. Parecemos habitar uma área ambígua entre o preto e o branco. Alguns olham saudosos o passado, outros estão ansiosos por um futuro novo. 

Terra Suspensa apresenta cinco artistas de Macau nascidos entre as décadas de 70 e 90. Cresceram em cidades diferentes e receberam formação artística. Tendo vivido o período que antecedeu e se seguiu à transferência, cada um deles reagiu com sentimentos díspares que não podem ser controlados ou alterados. A fotografia da artista Lam Seng registou a alimentação para animais domésticos - ratos congelados, expressando um destino inexorável. Por outro lado, os artistas Eric Fok e Raquel Lou sentiram a fugacidade do tempo. Erik Fok usou o antigo mapa de Macau para representar a história inalterável, enquanto Raquel Lou realizou peças em cerâmica para celebrar a sua estadia em Portugal. Os dois outros artistas, Leong Chi Mou e Wong Ka Long, partilham uma sensação de intensa impotência relativamente ao seu futuro. Combinando elementos distintos, as pinturas a óleo de Leong Chi Mou reflectem sobre a sociedade actual, ao passo que os capacetes e relevos de Wong Ka Long representam o dilema entre o passado e o futuro. 

Terra Suspensa não diz respeito apenas a esta terra, mas também a nós. O tempo avança, mas nós parecemos paralisados nessa linha temporal para sempre. Somos incapazes quer de avançar, quer de recuar.

Co-organização Macau Visual Art Student Zone Patrocínio Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa de Macau | Fundação Macau