RECITAL DE PIANO POR JOSÉ PEDRO RIBEIRO

• F. Chopin | Polca - Fantasia, Op.61
  • F. Liszt | Harmonies Du Soir, S.139 nº11
  • B. Smetana | Fantasia Sobre Temas Nacionais Checos, JB 1:83
  • F. Lopes-Graça | Sonata nº3, (1952/Rev.59)

Vencedor do Prémio Jovens Músicos (música de câmara com o Trio Adamastor), do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim em 2017 e do 2º Prémio do Prémio Jovens Músicos de 2019 (Piano – Nível Superior), José Pedro Ribeiro, tem desenvolvido uma atividade pianística nas vertentes de recital a solo, concerto e música de câmara, no seio das mais respeitadas instituições musicais do país. Sublinham-se o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música, Centro Cultural de Cascais, Auditório Vianna da Motta, Teatro Helena Sá e Costa, Teatro Thalia, assim como em diversos festivais tais como o Festival do Estoril, Old is New, Festival Música Viva ou o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. No decorrer do seu percurso pianístico teve a felicidade de ser aconselhado por vários artistas nacionais e internacionais como é o caso de Markus Bellheim, Christian A. Pohl, António Rosado, Artur Pizarro, Miguel Borges Coelho, Luís Pipa, Sofia Lourenço, Madalena Soveral, Miguel Henriques e Jorge Moyano. Gravou por diversas vezes para a Antena 2 e para a RTP, tendo já passado várias vezes em diferentes programas a solo, com e sem orquestra, e em música de câmara. Recentemente, gravou um disco com o Trio Adamastor com obras de Haydn, Mozart e Chausson com o apoio da Fundação GDA, bem como obras de compositores portugueses que fazem parte de uma coletânea de discos editado pelo MPMP (Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa). Dos pontos altos da temporada de 2019/2020 salientam-se o Triplo Concerto de Beethoven com o Trio Adamastor e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo e recital no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Natural de Vizela, inicia os seus estudos musicais na cidade natal e, posteriormente, estudou com Ingrid Sotolarova no Conservatório de Guimarães e com Miguel Henriques na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando ambos os cursos com vinte valores. Atualmente, estuda com o pianista Artur Pizarro.

M/6 anos | Duração 55 minutos
Entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia do espectáculo (lotação da sala sujeita às regras anti covid-19)