FOTOGRAFIA EM TEMPO DE EMERGÊNCIA

De 23 Outubro a 15 Novembro

Para Miguel Furtado Martins (Lisboa, 1990), psicólogo forense de formação, e apaixonado da fotografia, a pandemia que fez parar o mundo trouxe uma nova realidade, que a sua objectiva quis captar.  Confinado entre a casa e o trabalho, as circunstâncias vividas despertaram inevitavelmente o seu interesse por registar, na forma que melhor entende e pratica, o que estava a viver e a ver viver.

Esta foi a génese do projecto Fotografia em Tempo de Emergência com o qual quis fixar e relatar, através da lente da sua câmara, a vida vivida, em tempo de emergência, no Lar residencial onde trabalha e onde vivem 63 pessoas, cuja média de idade ronda os 90 anos.

Fotografia em Tempo de Emergência valeu a Miguel Furtado Martins um prémio do concurso Corona Call 2020, projecto de Sana Sanaa – Diálogos Interculturais sobre Arte, que conecta Nairóbi e Berlim.

Miguel Furtado Martins
nasceu em Lisboa, em setembro de 1990. Estudou e formou-se em Psicologia Forense e da Exclusão Social, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Realizou o seu estágio curricular no Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária de Lisboa (EPPJ) e o estágio profissional na ASAS - Associação para Serviços de Apoio Social, onde atualmente exerce funções.

A fotografia surge-lhe como meio privilegiado de expressar e comunicar. É na rua que encontra a inspiração, procurando registar momentos simples e espontâneos da vida quotidiana. Utiliza, maioritariamente, uma composição minimalista e uma narrativa livre.

“Efemeridade - Percursos do Quotidiano” e “Regresso às Origens - Aproximação da fotografia à pintura”
são outros dos seus projectos.

Mais Exposições

A ÓPERA CHINESA 24 Nov 16 - 30 Abr 21 + INFO