A carregar...

ANO NOVO CHINÊS 2021

VISITAS ORIENTADAS À EXPOSIÇÃO ÓPERA CHINESA

ANO NOVO CHINÊS 2021

12, 13, 14 FEVEREIRO
Público-Alvo: A partir dos 16 anos
Preço | €7,00
Mediante marcação


Combinando a melodia dos instrumentos tradicionais chineses, canto, dança, acrobacias e artes marciais, a ópera chinesa distingue-se ainda pela caracterização única das personagens e pela riqueza do repertório. De entre os diferentes tipos de óperas chinesas destaca-se a ópera de Pequim - reconhecida pela UNESCO, em 2010, como Património Cultural Intangível da Humanidade. Venha conhecer mais sobre este tesouro da China, por ocasião do Ano Novo Chinês [12 Fev].

12 Fevereiro
OS ENREDOS DA ÓPERA CHINESA
Sexta-feira | 17.00 às 17.45
Tendo surgido a partir de óperas tradicionais chinesas, a Ópera de Pequim, tem um rico repertório baseado em histórias tradicionais e romances históricos: A Lenda da Serpente Branca; Viagem ao Oriente; Três Reinos; O Pavilhão da Ala Oeste e Wu Song combate o tigre são algumas das histórias.

13 Fevereiro
OS QUATRO TIPOS DE PERSONAGENS DA ÓPERA CHINESA

Sábado | 16.30 às 17.15
Na Ópera de Pequim, os figurinos, as pinturas faciais, a caracterização dos actores são importantes elementos para o reconhecimento do perfil das personagens que se dividem em 4 tipos: Sheng (papel masculino), Dan (papel feminino), Jing (papel masculino com a cara pintada) e Chou (papel de palhaço masculino).

14 Fevereiro
CARACTERIZAÇÃO NA ÓPERA CHINESA: MAQUILHAGEM, ADEREÇOS E FIGURINOS

Domingo | 16.30 às 17.15
Maquilhagem, figurinos e adereços ajudam a compor as personagens, sendo essenciais para a sua identificação. Na Ópera de Pequim trajes coloridos, muitas vezes, ricamente bordados identificam o tipo de personagem, o seu estatuto social e as características físicas. A maquilhagem ajuda a definir os tipos.  Cada cor tem seu próprio significado!


Inscrições até 8 Fevereiro


COMPRAR-SE.gif


Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.