A carregar...

ENCADERNAÇÃO ORIHON

WORKSHOP ONLINE

ENCADERNAÇÃO ORIHON

Sábado | 13 Fevereiro
Com Nic e Inês
Horário | 10.00 às 13.00
Preço 35 €  | Participantes mín. 7, máx 20

Livro acordeão japonês para pintura sumi-e
Do Japonês ori (dobra) e hon (livro) esta forma de livro dobrado em acordeão surge na China como uma das primeiras alternativas aos livros em rolo, durante a dinastia Tang. O Orihon foi muito usado no oriente até ao século IX, mas perdura até hoje. Continha sutras budistas, calendários, mapas, e-hon (livros ilustrados japoneses), caligrafia e pintura tradicional sumi-e.
Neste workshop, apresentaremos uma breve história do Orihon e veremos exemplos. De seguida, cada participante construirá o seu próprio livro,  recorrendo a técnicas  e materiais de encadernação. Por fim serão demonstradas técnicas de pintura japonesa sumi-e que os participantes poderão aplicar no Orihon acabado de fazer.


FORMATO DO WORKHSOP
Trata-se de uma edição online, transmitida em tempo real e em directo através da plataforma Zoom. Para aceder, o participante só precisa de um telemóvel, tablet ou computador com uma boa ligação à internet. Cada participante  receberá um link e password para que se possa juntar ao workshop.
Sendo um workshop em directo, os participantes têm obrigatoriamente de estar ligados no dia e hora respectivos para participarem.

Lista de materiais a adquirir e preparar pelo participante

  • 2 pedaços de cartão prensado tamanho A5 (15cm x 21cm) (J.A. Barros ou Staples). Alternativa: cartão reaproveitado de livros ou dossiers  
  • 2 pedaços A4 de tela de encadernação (J.A. Barros) – alternativa: 2 pedaços de tecido e 2 folhas A4 de 80g.
  • 12 folhas A4 de papel cavalinho 120g (Ponto das Artes ou hipermercado)
  • Cola de encadernação, recipiente mais pequeno (J.A. Barros). Alternativa: Cola branca
  • Dobradeira (J.A. Barros). Alternativa: régua de plástico
  • Pincel rijo para aplicar cola
  • Tesoura
  • Pincel oriental (Ponto das Artes, lojas orientais) – Alternativa: Pincel de aguarela
  • Tinta da China (Ponto das Artes, lojas orientais)
  • Aguarelas em pastilha ou tubo (Ponto das Artes ou hipermercado)
  • Revista velha para espalhar cola
 
Links úteis:

Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura, e da ilustração, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

Ficha de Inscrição

 Nome
 Morada
 Localidade
 Código Postal

 NIF
 Tel.
 E-Mail
 Profissão


Pagamento Cheque

Cheque nº   Banco   Montante 

O pagamento deverá ser efectuado por cheque emitido à ordem da Fundação Oriente (enviado para Museu do Oriente Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte 1350-362 Lisboa)

 

 Transferência bancária para a seguinte conta (por favor, enviar comprovativo)

NOVO BANCO
IBAN: PT50 000700000045279037523
BIC: BESCPTPL


Política de Privacidade
Aceito a Politica de Privacidade e Tratamento de Dados (ver aqui)

Em caso de desistência:
Haverá lugar a reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes do workshop. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido.
Caso o workshop não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.